Saúde Vitória da Conquista

População conquistense protesta contra desativação do Hospital Afrânio Peixoto

Unidade vai passar por reforma e sofrerá mudanças nos serviços oferecidos

O anúncio de ‘fechamento’ do Hospital Afrânio Peixoto está gerando uma verdadeira confusão em Vitória da Conquista. Funcionários, parentes e pacientes não aceitam a determinação do Governo do Estado. Dentro de alguns dias, a unidade fechará as portas para uma grande reforma. A ideia é que ela  passe por mudanças nos serviços oferecidos através do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, o Afrânio Peixoto atende exclusivamente a pacientes com problemas psicológicos. No novo formato, será voltado para cirurgias e as demandas atuais serão transferidas para o Hospital Especializado Crescêncio Silveira e para o Hospital Geral de Vitória da Conquista.

Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia que  “não haverá descontinuidade no atendimento psiquiátrico na região, pois leitos da especialidade serão abertos no HGVC. Haverá ainda uma estruturação do serviço ambulatorial na Unidade de Saúde Crescêncio Silveira. Além disso, há expectativa de que serviços municipais, como os centros de Atenção Psicossocial (Caps) e unidades básicas de saúde, absorvam algumas demandas”.

Entretanto, funcionários, familiares de pacientes e até pacientes não concordam com a medida, considerada por alguns como abusiva. Para dona Maria de Jesus, cujo filho é paciente do hospital, onde recebe atendimento médico e medicação, o governo não pensa nos pobres. “Ele é ditador, está fazendo porque não precisa, mas o que será de nós com essa decisão?”, questionou.