Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Sem categoria

PLANTÃO COPA: Holanda, Chile e Croácia vencem; Com duas derrotas, Espanha dá adeus ao torneio

Holanda sofre, mas vence a Austrália pela primeira vez e se garante nas oitavas

Holanda x Austrália -  Memphis Depay e Van Persie (Foto: Reuters)

Memphis Depay e Van Persie celebram um dos gols da Holanda (Foto: Reuters)

Quem disse que seria fácil? Para quem goleou a atual campeã mundial Espanha por 5 a 1 na estreia, foi um sofrimento muito maior que o esperado contra a Austrália, nesta quarta-feira, no Beira-Rio. Em um jogo de igual para igual, os Socceroos foram para cima e quase frearam o embalo da poderosa Holanda. Mas a Laranja Mecânica se reencontrou no fim, e Robben, Van Persie e Memphis Depay quebraram um tabu de nunca terem derrotado o rival – foi o quarto confronto entre eles, o primeiro em Copas do Mundo. Cahill, com um golaço, e Jedinak, de pênalti, puseram os gols australianos no marcador, que acabou em 3 a 2 para os holandeses.

Diante de muita festa dos 42.877 presentes, entre eles a família real holandesa, com o rei Willem Alexander e a rainha Máxima Zorreguieta, os europeus garantiram na vaga nas oitavas de final do Mundial. A classificação foi selada com a derrota da Espanha diante do Chile, um pouco mais tarde, no Maracanã. Já a Austrália viu qualquer chance se encerrar. Na próxima rodada, a Holanda enfrentará o Chile na Arena Corinthians, em São Paulo, às 13h da próxima segunda-feira. O duelo vale o primeiro lugar do Grupo B. Já a Austrália encara no mesmo dia e horário a Espanha na Arena da Baixada, em Curitiba.

Adeus à campeã: Chile bate Espanha, vai às oitavas e elimina Fúria da Copa

Vargas comemora gol Chile x Espanha (Foto: Reuters)

Vargas comemora, espanhóis lamentam: Chile classificado no Maracanã (Foto: Reuters)

Tivesse o Maracanã nascido para silêncios, seria possível escutar, depois de Vargas fazer o primeiro gol do Chile, aos 19 minutos do primeiro tempo, o barulhinho de uma bomba-relógio fazendo a contagem regressiva para a implosão da grande campeã do mundo: tic-tac, tic-tac, tic-tac; ou melhor: tik-taka, tik-taka, tik-taka. Com vitória de 2 a 0 na tarde desta quarta-feira, no Rio de Janeiro, o Chile se garantiu junto com a Holanda nas oitavas de final da Copa do Mundo, dinamitou a Espanha e tremeu as bases de uma filosofia de futebol. Mandou o melhor time do planeta dos últimos anos de volta para casa e deu ares de capítulo final ao estilo (encantador para tantos, chato para outros) da Fúria  – o chamado tik-taka, alicerçado em muita posse de bola, em toques curtos e rápidos, em movimentação constante, em trocas de posições.

Com os gols de Vargas e Aránguiz, ainda na etapa inicial, ruiu o tik-taka, ruiu a Espanha, ruíram heróis históricos, como Casillas e Xavi (que nem titular foi). Ruiu Diego Costa, o brasileiro que escolheu defender outra pátria e tentou, em vão, deixar a equipe mais goleadora. É prematuro (até injusto) dizer que a Espanha acabou, que agora ela retoma sua rotina de coadjuvante. Ela deixou um legado e segue com jogadores muito bons. Mas entre a goleada de 5 a 1 para a Holanda na Fonte Nova e a derrota de 2 a 0 para o Chile no Maracanã, algo parece mudar na ordem mundial da bola.

Croácia goleia, elimina Camarões e decidirá vaga nas oitavas com México

Mandzukic gol Croácia x Camarões (Foto: EFE)

Mandzukic foi o artilheiro do jogo em sua estreia na Copa: dois gols (Foto: EFE)

O bom jogo que a Croácia fez contra o Brasil não foi por acaso, e a seleção europeia mostrou que está muito viva na Copa do Mundo. Com futebol seguro e um ataque competente, derrotou Camarões por 4 a 0 na noite desta quarta-feira, na Arena Amazônia, em Manaus, e chegou a três pontos no Grupo A. Os africanos, que não puderam contar com a estrela da companhia, o lesionado Samuel Eto’o, e ainda tiveram Song expulso infantilmente no fim do primeiro tempo, seguem zerados e estão eliminados, uma vez que Brasil e México têm quatro pontos e só falta uma rodada para o término da primeira fase. Os gols foram marcados por Olic, Perisic e Mandzukic, duas vezes.

A Croácia só depende de si para se classificar e vai decidir uma das vagas às oitavas contra o México na próxima segunda-feira, às 17 horas (de Brasília), na Arena Pernambuco, em Recife. Já o duelo entre Brasil e Camarões, no mesmo dia e horário, mas no Mané Garrincha, em Brasília, só servirá para as pretensões do time de Felipão. Existe a possibilidade de Croácia e México se classificarem juntos, mas para isso os dois teriam de empatar e torcer para que a seleção brasileira fosse derrotada.