Sem categoria

PLANTÃO COPA: Brasil perde por 3×0 e termina Copa na quarta colocação

David Luiz Brasil x Holanda (Foto: Reuters)

Caído, David Luiz é a imagem da seleção brasileira no fim da campanha da Copa (Foto: Reuters)

Não foi o desastre da última terça-feira, mas passou perto. A Seleção voltou a sofrer uma pane técnica, tática e emocional, tomou dois gols em 16 minutos, o primeiro deles aos três, e encenou o último ato da Copa em casa com mais uma derrota. Sem balançar a rede do adversário há 240 minutos na Copa do Mundo, a Holanda se aproveitou das falhas do Brasil e dos erros da arbitragem para fazer 3 a 0 e ficar com o terceiro lugar. Abriu o placar logo aos três, em pênalti mal marcado de Thiago Silva sobre Robben (a falta foi fora da área) e convertido por Van Persie. Ampliou aos 16, em rebatida errada de David Luiz que Blind converteu, e selou mais um vexame em verde-amarelo quando boa parte dos 68.034 torcedores presentes ao Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, gritava olé, aos 46 do segundo tempo, com Wijnaldum.

Agora, é mirar 2018. Até a Copa da Rússia, a Seleção precisa se reencontrar. Em setembro, joga dois amistosos nos Estados Unidos, contra Colômbia e Equador. Em outubro, dia 11, tem o desafio do Superclássico das Américas, no Estádio Ninho do Pássaro. O adversário é a Argentina, finalista do Mundial – enfrenta a Alemanha, neste domingo, no Maracanã, às 16h (de Brasília).

No meio do caminho até a Copa de 2018, o Brasil tem de novo no caminho o sonho de conquistar a medalha de ouro dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, com uma equipe sub-23, podendo ser reforçada por três jogadores mais velhos. Chance e tanto para mais uma renovação, a mesma que não deu tão certo em 2014. Resta saber ainda se quem continua à frente do projeto na CBF é Felipão, muito questionado após os dois vexames finais no Mundial.