Educação Vitória da Conquista

Período de matrículas na Rede Municipal de Ensino começa nessa segunda-feira, 6; prefeitura e secretaria trazem novidades

Escola Municipal Frei Serafim do Amparo, uma das 203 unidades escolares de Vitória da Conquista. Foto: Gabriel Oliveira

Escola Municipal Frei Serafim do Amparo, uma das 203 unidades escolares de Vitória da Conquista. Foto: Gabriel Oliveira

O processo de matrículas dos alunos que estão chegando agora à Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista terá início na próxima segunda-feira, 6, e vai até o dia 17 de janeiro. Para efetuar as matrículas, os pais deverão ir à escola portando uma cópia da certidão de nascimento ou do RG do aluno, do comprovante de residência e do atestado ou do histórico escolar do ano letivo de 2013. Os primeiros a se matricularem para cursar o ano letivo de 2013 foram os chamados alunos “da casa”. Ou seja, os que já faziam parte da rede municipal. Para esses, o prazo para a matrícula encerrou no dia 20 de dezembro. Desde 2009, o processo de matrículas desses alunos tem se tornado mais ágil, uma vez que foi criado um formulário que já vem preenchido com todos os dados dos alunos já matriculados na rede. A Secretaria Municipal de Educação (Smed) também se mantém atenta à inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Dessa forma, a Prefeitura de Vitória da Conquista põe em prática a política de educação inclusiva determinada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação.

Ricardo Marques, secretário municipal de educação

Ricardo Marques, secretário municipal de educação

Em entrevista à nossa reportagem, o Secretário Municipal de Educação, Ricardo Marques, comentou sobre as novidades e expectativas para o ano letivo de 2014 na rede municipal. Segundo ele, “para este ano nós temos muitas novidades, muitos equipamentos novos como o planetário, o Cine Madrigal, temos também um calendário diferenciado por conta da copa do mundo, investimentos previstos para reformas e ampliações de unidades educacionais e uma possibilidade ainda maior de crescimento da rede que hoje atende a 42 mil alunos. Do ponto de vista pedagógico, nós fizemos um encontro com os dois mil professores da rede, e eles definiram as diretrizes pedagógicas da rede, de forma que vão ser estabelecidas conforme as propostas dos docentes. Hoje nós temos uma das redes mais complexas do nordeste, e que foi universalizada, com a média de uma unidade em cada bairro ou distrito do município, com um total de 203 unidades escolares e mais de 22 creches com mais nove em construção. Então nossa perspectiva é continuar a ampliação da rede e que cada vez mais avancemos na qualidade do ensino dos nossos alunos”.