Utilidade Publica

Perguntas e respostas sobre o coronavírus; orientações práticas!

Estou com sintomas da Covid-19. O que eu tenho que fazer?

Se os sintomas são leves, fique em casa: hidrate-se bem, repouse e use medicamentos para febre. Caso sinta cansaço extremo, dificuldade de respirar ou febre alta por mais de 24 horas, procure assistência médica.

Como diferenciar a covid-19 de uma gripe normal?

Não tem como saber. Os quadros são muito semelhantes, com tosse leve, febre ou dor de garganta. Por isso, só com exame laboratorial, mas os testes agora são somente para casos graves em hospitais.

Devo me vacinar contra a gripe?

A recomendação é tomar a vacina para diminuir o risco de infecções respiratórias e tirar a dúvida entre gripe e Covid-19. Mas evite aglomerações

e filas, mantenha a distância de pelo menos 1,5 metro e siga a orientação da Secretaria de Saúde.

Estive com alguém que testou positivo. O que faço?

Esteve próximo (menos de 1,5 metro de distância) por mais de 15 minutos? É contato domiciliar ou no mesmo ambiente de trabalho? Em caso afirmativo, fique em isolamento domiciliar por 14 dias.

Como fazer o isolamento de um paciente em casa?

Se possível, isole-o em um cômodo com banheiro. Caso tenha máscara disponível, a pessoa deve usar. Toalhas e utensílios devem ser separados. Reforce a limpeza da casa e a higienização das mãos.

Tenho alguém de grupo de risco em casa. Devo tomar algum cuidado especial?

Reforce os cuidados de higiene: limpe as mãos ao chegar, tome banho e lave a roupa. Evite beijos e mantenha distância. Em caso de sintomas, um dos dois deve sair de casa.

Posso receber um amigo sem sintomas em casa? E fazer uma caminhada na rua, distante das pessoas?

Os contatos com amigos devem ser virtuais. Pode caminhar, sem interação com outros. Não pegue transporte público e elevador cheio. Higienize as mãos e volte logo.

Devo ter algum cuidado com as compras que recebo em casa? E as que fiz no mercado?

Higienize saquinhos plásticos com água sanitária. Borrife álcool 70 em caixas e lave com água e sabão caixas de leite e latas. Higienize bem as mãos.

//extra