Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Bahia Sudoeste

Pequenos criadores de Santa Maria da Vitória são contemplados com Adab Itinerante

Foto: Ilustração

Secom/BA

A aproximação com a comunidade e o aumento da credibilidade do trabalho da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) junto aos pequenos e médios criadores é o grande benefício do projeto ‘Adab Itinerante’, realizado pela coordenadoria de Santa Maria da Vitória, no sudoeste baiano. O projeto da Adab, órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), acontece durante as etapas da campanha de vacinação contra a febre aftosa e consiste em levar às localidades uma equipe composta por veterinários, agrônomos, técnicos e auxiliares de fiscalização, que ajudam na declaração do rebanho e esclarecem os criadores sobre sanidade animal.

Informações sobre as principais doenças que acometem os bovinos, os procedimentos que eles devem adotar para a aplicação da vacina, entre outras demandas trazidas pelos próprios criadores, foram esclarecidas durante as duas ações que aconteceram durante a 1ª Etapa de Vacinação da Campanha contra a Aftosa – uma na localidade do Ramalho, município de Feira da Mata, onde foram atendidas mais de 100 pessoas -, e outra no Descoberto, município de Coribe, com mais de 200 atendimentos, além dos municípios de Jaborandi e Cocos.

“A região contemplada pela coordenadoria de Santa Maria da Vitória é formada, em grande parte, por pequenos criadores. Por isso, a necessidade de ir atendê-los, especialmente os mais carentes, nas localidades mais distantes e de difícil acesso”, disse a médica veterinária, Ivana Furtado, ao explicar o que motivou a elaboração do ‘Adab Itinerante’.

Resultados

O coordenador regional José Gregório Neto informou que os resultados são importantes, já que, além de mapear melhor a coordenadoria, ocorre maior número de notificações de doenças, de declaração de rebanhos e a diminuição de inadimplentes. Ainda de acordo com Neto, se os números são relevantes, o impacto da atuação cidadã e responsável produz resultado que vai além, proporcionando a ampliação da capacidade da Adab de garantir o desenvolvimento da sociedade, assegurando a sustentabilidade do agronegócio e da agricultura familiar.

“É através de iniciativas como esta, adotada pela Adab/Seagri, que se constrói uma gestão socialmente responsável, considerando o envolvimento e o impacto diante de todos aqueles com os quais se relaciona. É a partir desta percepção positiva que a Adab fortalece sua imagem de uma agência moderna e com uma gestão que fundamenta sua conduta nos princípios éticos que norteiam sua missão social”, disse o diretor geral, Paulo Emílio Torres.  A realização e a divulgação do projeto têm parcerias com lideranças locais, órgãos, como a EBDA, e secretarias municipais de agricultura, além de cooperativas, sindicatos e associações rurais, agentes vacinadores e revendedores de vacinas.