Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Política Vitória da Conquista

Pelo menos cinco vereadores conquistenses devem mudar de partido, entre eles, Cori e Gilzete

Vereador Professor Cori

Vereador Professor Cori

De hoje até o dia 19 de março, deputados e vereadores que queiram mudar de partido, por insatisfação ou visando melhores condições para a disputa das eleições de outubro, já pode fazer a migração. A Emenda Constitucional 91/2016, que cria a “janela partidária”, foi promulgada, ontem, pelo Congresso Nacional e vale por 30 dias a partir da data de promulgação. A janela autoriza aos parlamentares mudarem de partido sem que haja punição por parte da Justiça Eleitoral e “sem prejuízo do mandato, não sendo essa desfiliação considerada para fins de distribuição dos recursos do Fundo Partidário e de acesso gratuito ao tempo de rádio e televisão”.

Nenhum dos deputados que representam Vitória da Conquista vai mudar de partido, mas consta que cinco vereadores, pelo menos, o façam. Álvaro Pithon, do DEM, que pode ir para o PDT, assumindo a direção do partido no município; Lúcia Rocha, também do DEM, que ainda estuda seu novo destino e Arlindo Rebouças, que sai do PROS para o PSDB, onde será presidente e pré-candidato a prefeito.

Vereador Gilzete Moreira, presidente da Câmara

Vereador Gilzete Moreira, presidente da Câmara

Os outros dois vereadores que podem deixar os partidos, causando forte impacto, são Coriolano Moraes, do PT, que já confessou a amigos próximos sua intenção, e Gilzete Moreira, que estaria se sentindo desprestigiado internamente no PSB, apesar de ocupar o segundo cargo mais importante na hierarquia do poder municipal: a presidência da Câmara de Vereadores.

Outras mudanças podem ocorrer, quase todos visando o quociente eleitoral ou seja: o vereador pode ir para um partido onde seria mais fácil a sua reeleição. Não são conhecidos outros casos de parlamentares que querem aproveitar a janela partidária para deixar o partido por divergências internas, como Cori e Gilzete. O vereador Florisvaldo Bittencourt, que já havia sinalizado contrariedade com o PT, parece ter se acalmado e deve ficar no Partido dos Trabalhadores.

No mais, é esperar para ver. Fonte: Blog do Giorlando Lima