Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Bahia Eleições 2014 Política

Oposição já escolheu candidato. Anúncio oficial, sem data marcada, será feito pelo prefeito ACM Neto

Imagem: Reprodução

Os partidos de oposição ao governo de Jaques Wagner (PT) estão seguindo os debates sobre quem vai encabeçar a chapa majoritária para disputar as eleições de outubro contra a composição do PT. E esse debate parece que está próximo do fim.

Marcada a decisão para ontem, o grupo liberado pelo PMDB, PSDB e DEM já tem uma posição, mas só será pronunciada pelo prefeito de Salvador ACM Neto no momento oportuno. Fontes ligadas à Tribuna dão como certo a ida de Geddel Vieira Lima para a cabeça de chapa, mesmo sem o ex-governador Paulo Souto mostrar desistência.

A sexta-feira foi movimentada para a oposição e o cenário continua indefinido. Aconteceu primeiro um almoço entre Paulo Souto e ACM Neto, depois os partidos tiveram uma reunião à tarde e uma espécie de confraternização à noite, mas nem todos os políticos envolvidos no processo afirmaram ter participado do evento à noite.

A expectativa de todos é que o anúncio seja de forma coletiva. Em contato com o deputado Lúcio Vieira Lima, a reportagem daTribuna ouviu as mesmas frases de outrora: “Não houve nenhuma decisão ainda. Não vai ser decidido hoje [sexta], estamos ainda nas conversas”, afirma o federal do PMDB. Entretanto, fontes ligadas à Tribuna, já dizem o contrário. “A decisão está tomada, foi tomada hoje [sexta-feira], mas só Neto que vai anunciar. Ele quem quer anunciar. Não sei quando porque está fazendo alguns ajustes, mas ele deve convocar a imprensa [imprensa]. Esta informação está muito restrita, poucas pessoas sabem”.

União do grupo continua sendo pregada

De oficial mesmo é que nem o ex-governador Paulo Souto está fora do páreo, nem o ex-ministro Geddel Vieira Lima descartou romper, caso não seja o escolhido. Já o prefeito ACM Neto disse a interlocutores consultados pela Tribuna que ainda estão conversando e que não há nada definido.

Dessa articulação toda, pode-se tirar uma impressão que auxiliaria nas conjecturas sobre a composição: João Gualberto (PSDB) é o mais cotado para assumir a vice e José Aleluia pode aparecer como opção para o Senado. Também sem novidades e mostrando-se interessado no assunto, o deputado estadual tucano Adolfo Viana disse que a única certeza é que a união dos partidos opositores que vai vencer essas eleições. “Estou na expectativa. Tenho certeza que a gente vai se unir, e é essa união que vai levar à nossa vitória”.

Questionado se a chapa seria Geddel, Gualberto e Aleluia, caso seja confirmada a desistência de Souto, o parlamentar descaracterizou e brincou. “Geddel governador, Gualberto vice e Aleluia senador? Eu acho que você ia perder, se você apostasse. Não estou sabendo, mas acho que você não estaria certo. Vamos aguardar para ver, de repente você até acerta, não sei”, brincou.