Bahia Geral

Operadoras adiantam relógios em uma hora e causam confusão

Computadores e celulares foram adiantados em uma hora

O domingo, 21, começou conturbado para alguns brasileiros. Isso porque a partir da meia-noite os usuários tiveram o horário de celulares e computadores adiantados em uma hora. O assunto é tão comentado que o termo “horário de verão antecipado” está nos Trend Topics do Twitter.

O adiamento do horário de verão deste ano foi definido no final de 2017, e mesmo com essa antecipação, as operadoras de telefonia não corrigiram a programação automática. A definição do dia 4 de novembro como início do horário de verão foi feita pelo presidente Michel Temer a pedido do ministro Gilmar Mendes, que era presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na época.

A definição foi feita para que não houvesse conflitos com as eleições. Por exemplo, se o novo horário já estivesse em vigor, no próximo domingo, 28, quando os eleitores voltassem das urnas para o segundo turno da eleição presidencial e para governador em 13 estados e no Distrito Federal, a diferença do fuso horário no Acre em relação à Brasília seria de três horas.

Mais confusão

Na semana passada o mesmo problema ocorreu em aparelhos de clientes da operadora Tim. A empresa reconheceu que um problema de sistema fez com que alguns modelos de smartphones tivessem o relógio adiantado. Na nota, a Tim disse lamentou o ocorrido e pediu desculpas aos clientes pelo inconveniente.

Como a nova data de início do horário de verão coincidirá com o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Planalto também chegou a anunciar o início para o dia 18 de novembro, mas logo voltou atrás. De acordo com a Casa Civil da Presidência, o decreto que faria a alteração não foi publicado no Diário Oficial da União. //A Tarde