Obras Sudoeste

Obras da Ferrovia Oeste-Leste em Guanambi serão reiniciadas

Engenheiros foram recebidos pelo presidente da Bamin e pelo prefeito Jairo Magalhães

Uma comitiva formada por empresários chineses que fazem parte do consórcio que irá gerenciar a retomada das obras da Ferrovia Engenheiro Vasco Azevedo Neto – antiga Fiol – e o presidente da Bahia Mineração (BAMIN), Eduardo Ledsham, estiveram em Guanambi, no último dia 05, para fazer uma visita técnica nas obras do lote de Guanambi. A comitiva foi recebida pelo prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães. Após contato com o prefeito, a comitiva sobrevoou a cidade e o trecho da ferrovia, retornando no fim da tarde para a cidade de Ilhéus, onde está localizado o Porto-Sul, e em seguida, foram a Salvador, para uma audiência com o governador Rui Costa. A visita é parte final da realização de estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental, além de trabalhos preparatórios que vão dar as condições para iniciar a construção do Porto-Sul, simultaneamente à retomada das obras da ferrovia formula o lançamento para os próximos meses.

Tudo isso faz parte também do cronograma traçado no Memorando de Entendimento assinado pelo Governo do Estado com as empresas chinesas e a Bamin para financiamento dos projetos, durante a realização da reunião anual do BRICS, na China, ano passado.

Para a deputada Ivana Bastos, presidente da Comissão da Fiol e do Porto Sul na Assembleia Legislativa da Bahia, a visita guiada pelo prefeito é mais uma prova de que a finalização das obras está cada vez mais perto de se tornar realidade. “Estamos nessa caminhada, acompanhando cada passo, contribuindo, questionando porque queremos muito essas obras finalizadas no estado. A visita da comitiva em Guanambi mostra que não estamos parados. Todos nós estamos lutando para ver esses empreendimentos, e as expectativas pela retomada das obras são reais. O trem da Fiol está cada vez mais nos trilhos” afirmou a parlamentar. // Ascom PMG.