Bahia

Novembro Negro celebra Mês da Consciência Negra pelas Mundotecas da Bahia

Em celebração ao Mês da Consciência Negra o Projeto “Mundoteca” preparou  uma programação especial nas bibliotecas de Poções, Planalto e Contendas do Sincorá,  além dos espaços de leitura das comunidades remanescentes quilombolas Mumbuca e  Sambambaia, Camulengo, Ginete, Moitinha e São Gonçalo.

A “Mundoteca” é uma biblioteca pública e lúdica com a missão de contribuir com a melhoria da educação, ao incentivar a leitura nas comunidades onde é realizada. O projeto é realizado pela FGM Produções Culturais e conta com patrocínio das empresas Alupar e Taesa, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Através dele, bibliotecas e espaços de leitura com ambientação e mobiliário próprio.

Oficinas, contação de histórias, rodas de conversas, atividades de formação,  lançamento de livro, peças de teatro, exibição de filmes e animações, encontros com  representantes e líderes dos quilombos, música, dança e poesia integram as atividades  do Novembro Negro da Mundoteca.

No dia 20 de novembro, instituído como o Dia Nacional de Zumbi e da  Consciência Negra em alusão ao líder negro Zumbi dos Palmares, e também no dia 21  de novembro a Mundoteca de Contendas do Sincorá vai realizar apresentação de  teatro, exibição de filme sobre Zumbi dos Palmares e de um documentário sobre a  história da cidade, exposição de artes, oficina de capoeira, oficina de arte afro e  contação de histórias.  Outro destaque da programação do Novembro Negro, no dia 22, será a  exibição do curta metragem “Lápis cor de Pele”, apresentação de vídeos da cultura  afro, leitura de contos do livro “Histórias da Preta”, exposição de obras com temática  de matrizes africanas e oficina de pintura em tela”, em Poções, em uma parceria da  Biblioteca Municipal do município com a Mundoteca.

Também no dia 22, encerrando a agenda de comemorações ao Novembro  Negro, a Mundoteca de Planalto terá apresentação do vídeo “O Surgimento do Dia da  Consciência Negra”, seguido de roda de conversa. Apresentações de roda de samba,  cantigas e reisados por moradores da comunidade Quilombola “Cinzento” também  marcam as atividades.

Confira a programação completa: 

SERVIÇO  Mundoteca de Poções  Biblioteca Municipal  Dia 22 de novembro a partir das 9h.  Rua Maneca Moreira, 46, Centro.  Poções, BA.

Mundoteca de Contendas do Sincorá  Dia 20 de novembro das 8h às 17h.  Dia 21 de novembro das 8h às 20h.  Rua Almirante Tamandaré, 40.  Contendas do Sincorá, BA.

Mundoteca de Planalto  Dia 22 de novembro a partir das 8h30.  Praça José Pereira, Centro.  Planalto, BA.

SOBRE A FGM PRODUÇÕES  A FGM é uma produtora com mais de quinze anos de experiência em marketing  cultural e atua no desenvolvimento de políticas corporativas de investimentos  sociais e culturais, gerenciamento de patrocínios, elaboração e produção de  projetos. O foco da empresa é o desenvolvimento de projetos de democratização e  ampliação do acesso à cultura. Fazer da cultura um instrumento de transformação  social é o princípio que orienta nosso trabalho.

SOBRE A TBE – TRANSMISSORAS BRASILEIRAS DE ENERGIA  Através das empresas TBE, Alupar e Taesa, empresas do segmento de  Transmissão de Energia Elétrica, chegam à Bahia para a implantação de novas  Linhas de Transmissão, que ampliarão a capacidade de transmissão de energia,  viabilizando o escoamento energético entre as regiões Nordeste e Sudeste.  Através da Lei de Incentivo à Cultura, apoiam projetos educacionais e culturais nas  regiões próximas aos empreendimentos onde atuam, com o intuito de contribuir  para a valorização da cidadania, inclusão e desenvolvimento social, alinhados aos   Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, na busca de promover oportunidades  de acesso à educação de qualidade e cultura para atuais e futuras gerações.