Vitória da Conquista

No aniversário de 179 anos, Vitória da Conquista ganha Alameda Dom Celso e monumento ao gari

Ato cívico na Praça Tancredo Neves

Na manhã deste sábado, Vitória da Conquista celebrou seus 179 anos de Emancipação Política. Além da tradicional Corrida da Cidade, a comemoração contou com Missa de Ação de Graças na Catedral Metropolitana, e ato cívico na Praça Tancredo Neves, além da inauguração da Alameda Dom Celso José Pinto da Silva, em frente à Catedral, e do monumento ao gari, na Avenida Integração.

Autoridades participaram do ato cívico

Diversas autoridades municipais participaram das atividades comemorativas ao aniversário de emancipação política de Conquista. Além do prefeito Herzem Gusmão, da vice-prefeita Irma Lemos e dos secretários, a Câmara Municipal estava presente por meio dos vereadores Luís Carlos Dudé (PDT), Lúcia Rocha e Álvaro Pithon (DEM), Edivaldo Ferreira e Edjaime Rosa ‘Bibia’ (MDB), Hermínio Oliveira (Solidariedade), Professor Cori e Fernando Vasconcelos (PT), além do presidente da Câmara, Luciano Gomes (PL).

Alameda Dom Celso foi, construída em uma parceria entre prefeitura e Construtora PEL.

Após a missa e inauguração da Alameda Dom Celso, as autoridades seguiram para a Avenida Integração, onde foi erguido um monumento ao gari, de autoria do artista plástico Allan de Kard. A escultura vazada tem 5 metro de altura e uma tonelada de ferro. Observada de frente, é como se não existisse, simbolizando a imagem dos garis que quase sempre passam despercebidos enquanto trabalham de sol a sol, como se as pessoas não os enxergasse.

Monumento ao Gari foi entregue na manhã deste sábado

O presidente da Câmara falou da sua alegria em participar das atividades comemorativas ao aniversário da cidade, principalmente em estar à frente do Legislativo Municipal em um momento tão importante. “Para nós é uma alegria muito grande participar de dois eventos memoráveis: A inauguração da Alameda Dom Celso e a entrega dessa escultura perfeita que tanto simboliza a imagem daqueles que mantêm a nossa cidade limpa. Parabéns ao prefeito, a Alln de Kard e principalmente aos nossos queridos amigos garis. Parabéns Conquista”, disse.

Escultura foi projeta pelo artista plástico Allan de Kard

O prefeito Herzem Gusmão destacou o seu amor por Conquista e o grande respeito que tem para com os garis, por trabalharem para garantir uma cidade limpa e boa para se viver. “Estamos trabalhando Conquista para o futuro, basta observá-la antes e agora”, afirmou.