Bahia

“Não vamos parar”, diz UFBA sobre cortes no orçamento

A Universidade Federal da Bahia divulgou nesta quinta-feira (7) nota com posicionamento sobre os cortes orçamentários determinados pelo governo federal. “A Universidade Federal da Bahia não irá parar. É reafirmando essa sentença de vida que nossa Universidade responde a mais um absurdo: a notícia de um novo bloqueio orçamentário”, diz o texto divulgado.

Segundo a nota, o novo corte representa uma redução de 5,8% a menos em seu orçamento destinado ao custeio de despesas básicas, como água, energia elétrica, segurança, limpeza e manutenção, entre outros – montante que, somado aos R$ 12,8 milhões já cortados em junho, pode resultar em uma perda de cerca de 18% do total orçado para este ano.

“Cortes e contingenciamentos dificultam o planejamento de ações, impedem pagamentos em dia e podem resultar em descontinuidade de serviços, supressão de postos de trabalho e balanço de contas deficitário – sacrificando, assim, as condições de trabalho e estudo para a população desta Universidade, um total de 61 mil estudantes, técnicos, terceirizados e professores. Prevendo um cenário adverso, a UFBA vem adotando medidas de contenção de despesas, a fim de continuar, com enorme dificuldade, honrando seus compromissos”, continua o posicionamento divulgado pela instituição.

Ainda segundo a nota, uma reunião da Andifes realizada ontem, com a presença do reitor baiano Paulo Miguez, terminou com a decisão de ações que incluem uma agenda conjunta de luta com uma série de atos públicos ao longo do mês de outubro, o enfrentamento jurídico das medidas e intenso diálogo com parlamentares, visando à imediata reversão dos cortes.