Bahia

‘Não vamos esperar pelo que será encaminhado pelo governo federal’, diz ACM Neto sobre vacina contra Covid-19

Em meio às discussões sobre a vacina contra a covid-19, o prefeito de Salvador, ACM Neto, disse hoje (14) que a prefeitura não pretende esperar as diretrizes que serão encaminhadas pelo governo federal. Durante coletiva de imprensa, Neto afirmou ainda que o plano de imunização do município está pronto aguardando apenas a aprovação de alguma vacina pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

“Nós já temos o nosso plano de imunização pronto, a estrutura está organizada para, tão longo seja possível começar a vacinar, tenhamos condições. Se for possível, nós vamos comprar com recursos próprios a vacina para acelerar o processo de imunização em nossa capital. Não vamos esperar apenas o que será encaminhado pelo Governo Federal. A obrigação principal da compra de vacinas é deles, mas aqui [Salvador] eu quero acelerar”, comentou. “Entretanto, não podemos falar em data porque é preciso, primeiramente, ter uma vacina”, completou.

 

Neto aproveitou a oportunidade para criticar a situação da imunização nacional: “o planejamento do Governo Federal tem sido falho. Inclusive a falta de diálogo com os governos estaduais e prefeituras, para ter uma ação coordenada, atrapalha muito. Entretanto, seria irresponsabilidade de qualquer um falar em data [para vacinar a população.