Bahia Saúde

Na véspera do fim do prazo, 123 vagas do Mais Médicos ainda não foram preenchidas, diz ministério

Ministério da Saúde aponta que ainda restam 123 vagas disponíveis no programa Mais Médicos

Levantamento divulgado nesta quinta (6) pelo Ministério da Saúde aponta que ainda restam 123 vagas disponíveis no programa Mais Médicos. Segundo a pasta, 3.721 médicos já se apresentaram aos municípios onde deverão trabalhar. O edital oferta, ao todo, 8.517 vagas em 2.824 municípios e 34 distritos indígenas.

Na última terça-feira (4), 200 profissionais desistiram de trabalhar no Mais Médicos e as vagas foram reabertas.
O prazo de inscrição vai até sexta (7), às 23h59, e os médicos têm até o dia 14 para se apresentarem nos municípios. 

Novo edital

Em audiência pública na Comissão Mista de Orçamento (CMO), no Congresso Nacional, o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, afirmou esperar que, até o prazo final de inscrição no programa, as vagas remanescentes sejam ocupadas por médicos brasileiros.

De acordo com ele, um novo edital do Mais Médicos será publicado na segunda-feira (17) abrindo vagas para médicos brasileiros formados no exterior e para estrangeiros formados no exterior. Os médicos brasileiros formados no país, explicou o ministro, também poderão continuar aderindo ao programa.

“Aquilo que parecia ser um grande problema, estamos solucionando gradativamente, paulatinamente, não deixando a população e os municípios brasileiros desassistidos de médicos na atenção básica”, declarou o ministro da Saúde.

Em números

Quantas vagas estão disponíveis no edital? 8.517.
Quantas foram preenchidas no sistema? 8.394 (98,5%).
Quantos profissionais já se apresentaram nos municípios? 3.721. (44,3% das vagas preenchidas).//G1 Bahia