Bahia Movimentos Sociais

MST ocupará 30 áreas durante Abril Vermelho

No dia 17, cinco mil agricultores virão a Salvador para marcar a data do massacre de Eldorado de Carajás

No dia 17, cinco mil agricultores vão a Salvador para marcar a data do massacre de Eldorado de Carajás

O Abril Vermelho do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) na Bahia será de ocupações, marchas e protestos. Nesta terça, 5, o MST promove passeatas em dez municípios para lembrar os três anos do assassinato do militante Fábio dos Santos, no município de Iguaí.

“Esse crime continua impune”, disse o coordenador estadual do MST, Evanildo Costa. Ele informou que a entidade deve promover trinta ocupações na Bahia em abril. No dia 17, cinco mil agricultores virão a Salvador para marcar a data do massacre de Eldorado de Carajás.

Costa contou que também haverá uma “pauta” estadual. “Vamos cobrar as promessas do governo do estado. Ano passado prometerem construir dez escolas e só começaram uma; o MST iria receber dez tratores, só recebemos dois”.

Impasse – Enquanto isso, a Fazenda Marruais, em Conceição do Coité, continua ocupada pelo MST, apesar de decisão da desembargadora Regina Reis ter determinado a desocupação da área no ano passado, numa outra ação do movimento.

Reforma Agrária

Desde a sua reeleição em 2014, Dilma não realizou uma única desapropriação no Brasil para fins de reforma agrária. A soma de 2015 com 2016 dá – pasmem – zero. O Incra informa que há 22 pedidos de desapropriação encalhados na Casa Civil. O governo joga contra a base social que o sustenta. O MST promete um Abril Vermelho como nunca se viu em Brasília e já avisou que não será “light” nem “cor-de-rosa” com Dilma. Com informações do A Tarde.