Cinema Cultura Vitória da Conquista

Mostra de Cinema Conquista acontece de 4 a 9 de novembro

A Mostra vai exibir produções recentes do cinema nacional

Já é uma tradição! Na semana do aniversário da cidade, Vitória da Conquista é presenteada com uma programação especial. Espaço de exibição e discussão do cinema brasileiro, a edição de 2018 da Mostra Cinema Conquista vai acontecer de 4 a 9 de novembro no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, na Praça CEUs J. Murilo e em escolas da rede municipal de ensino, levando a programação à zona rural da cidade.

Serão exibidas produções recentes do cinema nacional: 20 longas e mais de 30 curtas-metragens. Além das exibições, a Mostra oferece conferências, palestras, lançamentos, oficinas e exposição dedicada ao homenageado. Nesse ano, a homenagem será ao cineasta e artista plástico baiano Chico Liberato.

“A intenção da Mostra é trazer para Conquista um recorte do que é produzido no Brasil em filmes. Relacionado a isso, a Mostra busca filmes autorais, experimentais e que dialogam com a contemporaneidade. Estamos tendo a ambição de trazer ao público o cinema dito de ‘outros olhares’, que são o cinema negro, o cinema indígena, o cinema feito por mulheres, dentro desse contexto de polaridade que estamos vivenciando”, destaca o coordenador da Mostra, Esmon Primo.

Consolidada entre os eventos nacionais da sétima arte, a Mostra Cinema Conquista é um espaço de formação e de incentivo para a produção local. Há quatro anos, a curadoria da Mostra é assinada pelo jornalista e crítico de cinema Marcelo Miranda.

“A cidade se envolve verdadeiramente. A programação é atrativa para todas as idades e dá oportunidade de acesso a filmes e produções não tão acessíveis, que não têm espaço na televisão, nas salas de cinema. Isso é muito importante, para conhecer o que vem sendo produzido, inclusive em Vitória da Conquista, também para incentivar novas produções e até mesmo revelar novos cineastas”, afirma a secretária municipal de Cultura, Tina Rocha.

A Mostra Cinema Conquista – Ano 13 tem o apoio cultural da TVE Bahia, TV Sudoeste, Educandário Padre Gilberto, Tia Sônia e Schin. Recebe o apoio institucional da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, através do Curso de Cinema e Audiovisual, Programa Janela Indiscreta e Sistema Uesb de Rádio e TV Educativas; do Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia (IRDEB); da Diretoria Audiovisual do Estado (DIMAS); e do Centro de Cultura Camillo Jesus. A Mostra Cinema Conquista é uma realização do Instituto Mandacaru de Inclusão Sociocultural. Tem o apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e do Governo do Estado.