Cinema Vitória da Conquista

Mostra Cinema Conquista vai exibir 47 produções

Esta é a 11ª edição da Mostra

Esta é a 11ª edição da Mostra

A décima primeira edição da Mostra Cinema Conquista traz para o público o que há de mais novo na produção do cinema nacional. Serão 47 filmes: 17 longas e 30 curtas-metragens. Dentre eles, filmes produzidos por todo o país, inclusive em Vitória da Conquista, em vários formatos, temas e gêneros.

Entre os longas são 6 documentários e 11 ficções, de diversas partes do Brasil: predominantemente produções do Rio de Janeiro, seguidas por longas paulistas, pernambucanos, mineiros e do Distrito Federal, com destaque para a produção brasileira e francesa, O Sal da Terra, de Juliano Salgado e Wim Wenders; e o aclamado mundialmente Campo de Jogo, de Eryk Rocha, cineasta que estará presente no evento para apresentar seu documentário.

O longa que traz uma biografia polêmica do escritor Caio Fernando de Abreu, Para Sempre Teu, Caio F., de Candé Salles, que também marcará presença na Mostra deste ano, abrirá a programação de exibição de filmes, no dia 04 de outubro, às 19h30. As sessões neste ano acontecerão na área externa do Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, às 15h, 18h e 20h, de 05 a 09 de outubro.

Com a curadoria do jornalista e crítico de cinema Marcelo Miranda, a seleção de filmes da Mostra é de qualidade, priorizando produções finalizadas do ano passado para este ano, que se destacaram nos festivais de cinema. Segundo Marcelo Miranda, “será apresentada ao público de Conquista mais uma vez uma fatia significativa e representativa do que de melhor o cinema brasileiro produziu nesse período.”

Os filmes

Destaque para os estreantes: em direção de longa-metragem, André Novais com o filme realista e bastante autoral Ela Volta na Quinta (vencedor de prêmios de Melhor Ator e Atriz Coadjuvantes no Festival de Brasília 2014); o ótimo drama pernambucano Permanência, de Leonardo Lacca (vencedor de cinco prêmios no Cine PE 2015, incluindo Melhor Filme); em direção de ficção, o já experiente documentarista Gabriel Mascaro, com Ventos de Agosto (Melhor Fotografia e Melhor Atriz no Festival de Brasília 2014).

Os grandes vencedores dos festivais: o drama brasileiro que abriu a mostra Panorama do Festival de Berlim 2015, Sangue Azul, de Lírio Ferreira (Melhor Longa de Ficção e Melhor Diretor do Festival do Rio 2014; Melhor Figurino e Fotografia no VI Paulínia Film Festival); Brasil S/A, de Marcelo Pedroso, com o maior número de prêmios do Festival de Brasília 2014 (Direção, Roteiro, Trilha Sonora, Som e Montagem); o bom exemplar de cinema marginal, segundo as críticas, Branco Sai, Preto Fica, de Adirley Queiróz (vencedor de Melhor Filme, Ator e Direção de Arte no Festival de Brasília 2014); dentre outras excelentes produções nacionais.

Fonte: Blog da Mega Rádio