Geral Sudoeste

Moradores enfrentam racionamento e têm água a cada dois dias no sudoeste

Situação ocorre nas cidade de Poções e Bom Jesus da Serra

Situação ocorre nas cidade de Poções e Bom Jesus da Serra

Moradores de Poções e Bom Jesus da Serra, na região sudoeste da Bahia, enfrentam racionamento de água por causa da redução de 50% do volume da barragem de Morrinhos devido à falta de chuva. São dois dias com água e dois dias sem.

A barragem tem capacidade para três milhões de metros cúbicos de água, mas está com a metade do volume. O lavrador Joaquim Pereira relata que nunca viu a barragem chegar a esse ponto. “Dá tristeza e a gente está com medo. A gente que mora aqui fica com medo porque a situação para nós aqui é feia, porque a gente não pode nem trabalhar direito com a roça”, diz.

Para evitar um colapso de abastecimento, a Embasa colocou em prática a operação racionamento, que inclui a redução na oferta de água para 40% e divisão da cidade em dois grandes grupos, com abastecimento acontecendo em dias alternados.

Além de Poções e Bom Jesus da Serra, outras cidades do sudoeste do estado enfrentam dificuldades por causa do racionamento de água. É o caso de Vitória da Conquista, Belo Campo e Caetité. Ao todo são, quase 500 mil pessoas afetadas.

“É um momento que precisamos do apoio de todos, do apoio da população, para estar passando por mais uma crise hídrica”, disse Kelly Galvão, gerente regional da Embasa. A merendeira Betânia Silva se queixa da situação. “Está muito complicado porque a gente fica sem lavar louça, lavar roupa, até sem água para beber a gente está ficando”, relata.

Para evitar o desperdício, a moradora Siomara dos Santos economiza. “A gente pega, vai lavar roupa e a água que sobra da roupa a gente reserva para jogar no banheiro, para passar no chão e lavar os panos de chão, para poder manter a higiene da casa”, conclui a dona de casa.