Acidente Brasil Geral

Moradores de povoado na Zona da Mata são retirados de casa por risco de rompimento de barragem

Os  estão deixando as casas por risco de rompimento da barragem da usina hidrelétrica Mello

Cerca de 29 moradores do povoado de Conceição de Monte Alegre, distrito de Santa Bárbara de Monte Verde, estão deixando as casas na manhã desde sábado (16) por risco de rompimento da barragem da usina hidrelétrica Mello, que pertence à Vale e fica no município de Rio Preto.

Conforme informações do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar, a ação acontece por motivo de precaução, já que a barragem se encontra em nível elevado de risco.

Por meio de nota, a Vale informou que acionou o nível 2 do plano de emergência da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Mello, em Rio Preto. O acionamento se deve à elevação do nível de água no reservatório da hidrelétrica, causado pelas chuvas intensas na região.

Ainda conforme nota, desde novembro do ano passado, a barragem passa por obras visando o aumento da segurança e foi estabelecido um gatilho para o acionamento do plano de realocação de pessoas para fora da Zona de Autossalvamento (ZAS) relacionado ao nível de água do reservatório.

Neste momento o local está sendo monitorando. A barragem e o nível de água encontram-se estáveis. Ainda não há previsão de retirada de alerta.//G1