Brasil

Ministério da Saúde enfrenta ‘incidente’ em sistemas de atualização de dados sobre Covid-19

O Ministério da Saúde enfrenta desde a última quinta-feira (5) “incidentes” e problemas com vírus em seus sistemas de informação. De acordo com a própria pasta, há a “existência de vírus em algumas estações de trabalho”. Nesta sexta-feira (6), o setor ainda informou que outros problemas afetaram a atualização de casos e mortes por Covid-19 e desconfigurou layouts.

De acordo com uma reportagem realizada pela Globo, na última sexta um grupo de invasores teve acesso indevido a um repositório de arquivos do site. No entanto, o acesso a arquivos sigilosos ou roubo de dados não seria o objetivo da técnica usada na ação.

Conforme divulgou a pasta, “a questão está sendo tratada pela equipe do DataSUS, e as páginas estão sendo restabelecidas”. O ministério garante ainda que não foram afetados os dados, nem os servidores da pasta, que estão preservados pelas medidas de segurança adotadas.

A partir do incidente, a pasta diz estar “revisando todas as camadas de segurança dos sistemas de Informação do SUS, o que pode ocasionar intermitência nos sistemas e na disseminação de informações da saúde durante o fim de semana”. A revisão tem previsão de término até hoje (08).