Membros do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas são empossados

O Comad é um órgão colegiado de caráter consultivo, articulador, deliberativo e normativo sobre drogas no âmbito do Município
Vinte pessoas tomaram posse na manhã de terça-feira, 17, no Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad). O evento, realizado no auditório do Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente, contou com a presença de membros do Executivo, Legislativo, Judiciário e da sociedade civil.
O Comad é um órgão colegiado de caráter consultivo, articulador, deliberativo e normativo sobre drogas no âmbito do Município. O objetivo é propor formulações sobre as políticas municipais de fiscalização, prevenção e repressão ao uso de tráfico de entorpecentes no município. O Conselho vai contribuir com o fortalecimento do programa “Crack, é possível vencer”, ao qual o município é pactuado desde 2013.
“É muito importante o papel do conselheiro enquanto parte da sociedade e agente fiscalizador. O município de Vitória da Conquista possui, em parceria com o Governo Federal, uma consistente política sobre drogas e o trabalho do conselho contribuirá ainda mais com o aprimoramento desta política e também com a criação de novas”, destacou o prefeito Guilherme Menezes durante a posse.
Para o promotor da Vara da Infância e da Juventude, Marcos Coelho, a atuação constante do Comad será de extrema importância para o município. “Nós, que lidamos diariamente com questões envolvendo jovens recrutados pelo tráfico, sabemos da importância que a atuação desse conselho terá para traçar políticas de humanização nesse sentido. É um desafio enorme, mas que com muita garra e perseverança iremos conseguir vencer”, afirmou.
Rede de Atenção Psicossocial estruturada – Após a posse do Comad, a diretora de Atenção Programática e Especializada, Tarcísia Castro Alves, apresentou um balanço das obras que estão sendo executadas, em parceria com o Governo Federal, num investimento aproximado de R$ 3 milhões. São as sedes definitivas do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps AD III) – um no Morada dos Pássaros e outro na Integração – e das Unidades de Acolhimento Adulto e Infantojuvenil – também no Morada dos Pássaros.