Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Bahia Saúde

Médicos estrangeiros chegam a 30 cidades baianas nesta segunda-feira (23)

Os 59 médicos estrangeiros do programa Mais Médicos chegarão amanhã a 30 cidades baianas onde irão atuar. Eles sairão de Salvador, onde estão desde o final de agosto realizando curso e conhecendo a rede de saúde do estado, para assumir seus postos de trabalho.

Ao todo, 67 profissionais que se graduaram no exterior estão em treinamento em Salvador desde o dia 26 de agosto. Eles tiveram aulas sobre saúde pública brasileira e língua portuguesa. Desses, 59 estão confirmados para atuar na Bahia. Porém, apenas 29 deles estão credenciados pelo Conselho Regional de Medicina (Cremeb).

De acordo com o presidente do Cremeb, José Abelardo Meneses, o órgão recebeu o pedido de registro de 52 profissionais. Desse universo, 49 foram avaliados, sendo 29 considerados aptos e 18 com pendências documentais que impedem o início das atividades amanhã, como estava previsto.

Uma equipe do Ministério da Saúde já esteve em Salvador, no intuito de regularizar a situação. Mesmo sem registro, os médicos viajarão e aproveitarão para conhecer as cidades até que sejam liberados os registros.

Segundo informações da Secretaria da Saúde do Estado, os profissionais atuarão exclusivamente na atenção básica e nos postos, terão supervisão de médicos brasileiros e devem ter uma jornada de 40 horas semanais. Informações do Correio.