Brasil Mundo Política

Manifestantes protestam na Venezuela após fechamento de fronteira com a Colômbia

Eles atiram pedras contra policiais venezuelanos, que revidam com gás lacrimogêneo

Manifestantes protestaram contra policiais na fronteira entre a Venezuela e a Colômbia na manhã deste sábado (23). As pessoas atiraram pedras contra as forças de segurança, que revidou com gás lacrimogêneo. O protesto ocorre após o fechamento da fronteira entre os dois países pelo estado de Táchira (oeste).

A agência de migração colombiana informou que quatro membros da Guarda Nacional Bolivariana desertaram neste sábado na fronteira entre os dois países e pediram proteção à Colômbia na cidade de Cúcuta. Imagens que circulam em redes sociais mostram homens de farda deixando veículos militares no lado venezuelano e pulando as grades em direção à Colômbia.

“Três membros da guarda venezuelana acabam de desertar a ditadura de Nicolás Maduro na Ponte Internacional Simón Bolívar e pediram ajuda à imigração da Colômbia”, afirmou a agência em nota. O órgão também relatou que um sargento venezuelano desertou as forças de segurança ligadas a Maduro na ponte Francisco de Paula Santander, que liga o estado venezuelano de Táchira com o colombiano Norte de Santander.

Mais ao sul da fronteira, na ponte internacional Simón Bolívar, um tenente e outros dois sargentos também se entregaram, de acordo com a EFE.

O líder opositor Juan Guaidó, autoproclamado presidente interino, comemorou que militares na fronteira com a Colômbia estejam se unindo a sua “luta” e queiram facilitar o ingresso de ajuda humanitária à Venezuela.
Durante as deserções, a tanqueta usada por membros da Guarda Nacional Bolivariana rompeu as barricadas instaladas pelo governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro e atropelou duas pessoas, que ficaram feridas.//G1