Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Bahia Política

Mais de 70% dos adolescentes baianos não votam em 2014

Título eleitoral

Número de títulos emitidos para a faixa etária de 16 a 17 anos foi de 162 mil

Bahia Notícias

Cerca de 71% dos adolescentes baianos com 16 e 17 anos não irão às urnas nas eleições de outubro. Ao menos é o que aponta um cruzamento entre informações do Censo de 2010 do IBGE e das estatísticas do eleitorado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A estimativa do instituto de pesquisa é de que 540 mil jovens do estado teriam idade para optar se votariam ou não, mas o número de títulos emitidos para a faixa etária foi de 162 mil.

O coordenador de Disseminação de Informações do IBGE na Bahia, Joilson Rodrigues, acredita que a postura contradiz as mobilizações de junho de 2013, que atraíram milhares de adolescentes. “A participação política é uma forma legítima de se manifestar. Se confirmadas essas estimativas da baixa participação nas urnas, parece contraditório com as ações de junho do ano passado”, disse Rodrigues ao A Tarde. “Em que medida as manifestações representam a consciência política desses jovens?”, questiona. Mesmo com o baixo número, a adesão de jovens que não são obrigados a votar na Bahia foi maior do que a média nacional, em que apenas 20% fizeram o registro para as votações de 2014.