Bahia Saúde

Mais de 175 mil crianças são vacinadas contra sarampo e poliomielite nos primeiros dias da campanha

Campanha de vacinação é destinada a crianças de 1 a menores de 5 anos

A campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite imunizou 175.877 crianças até por volta das 16h desta segunda-feira (13). Os dados são do Sistema do Programa Nacional de Imunizações (Sipni).

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), o público-alvo da ação, tanto para polio como para sarampo, na Bahia, é de 849.361 crianças. A meta é vacinar 95% dessa população, ou seja, mais de 806 mil crianças, até o dia 31 de agosto.

O Dia D da campanha será 18 de agosto, o próximo sábado. Além da vacinação nos postos de saúde, haverá imunização em diversos pontos das zonas urbanas e rurais. Também haverá articulação com escolas e creches do território para realizar vacinação programada, unidades de saúde funcionarão em horários alternativos. Conforme a Sesab, também será realizada vacinação casa a casa, em feiras, shopping, praças e em outros locais de grande circulação de pessoas.

A ação começou oficialmente no dia 6 de agostos, mas, de acordo com a Sesab, 73 das 417 cidades baianas tiveram a vacinação contra sarampo intensificada desde o dia 20 de julho, por conta do risco de contaminação nesses locais.

Entre esses municípios, 11 têm risco muito alto, segundo a secretaria. São eles: Gandu, Ilhéus, Itamari, Santa Barbara, Irecê, Retirolândia, Santo Antônio de Jesus, Gongogi, Ribeira do Pombal, Ubaitaba e Itabuna.
Além disso, conforme a Sesab, outras 63 cidades estão com cobertura vacinal contra a poliomelite abaixo de 50% em crianças com menos de 1 ano, o que coloca o estado na lista dos que têm risco de volta da doença.

A Secretaria da Saúde do Estado informou que recebeu do Ministério da Saúde mais de 2 milhões doses das duas vacinas. O objetivo da campanha é melhorar a cobertura vacinal em crianças menores de 5 anos, nos 417 municípios da Bahia. //G1