Brasil Comportamento Direitos Diversidade

Mãe de autista recebe mensagem da amiga negando convite do filho para festa: ‘Ele é problemático’

NA MENSAGEM, A MÃE DA CRIANÇA DISSE QUE O MOTIVO DE NÃO CONVIDAR ARTHUR PARA O ANIVERSÁRIO SERIA PORQUE AS OUTRAS CRIANÇAS IRIAM FICAR INCOMODADAS

A mãe de Arthur, de apenas 2 anos, passou por uma situação muito delicada na última semana, que infelizmente acontece com frequência às outras mães que têm filhos com necessidades especiais.

Sara Onori, de 22 anos, recebeu pelo WhatsApp a mensagem da mãe de um colega de escola do menino dizendo que não convidaria Arthur, que é autista, para a festa da criança: “Seu filho é meio problemático”.

Na mensagem, a mãe da criança disse que o motivo de não convidar Arthur seria porque “as outras crianças vão ficar incomodadas”. A mulher finaliza a mensagem dizendo “Espero que você me entenda”.

 A mensagem recebida por Sara (Foto: Reprodução/Facebook)

Sara estava em um grupo de mensagens com outras mães e percebeu que elas falavam de uma festa. Ao questionar a mãe sobre a festa, recebeu a mensagem e ficou tão surpresa que nem conseguiu responder. Segundo Sara, as duas eram amigas e não apenas mãe de um coleguinha da escola do filho. “Pensei muito em responder a mensagem ontem, mas estava sem chão. Quando decidi responder, vi que infelizmente me bloqueou em todas as redes sociais”, desabafou Sara no Facebook.

“Meu filho não é “problemático” ele é autista, muito feliz e abençoado. Extremante protegido pelo seu anjo da guarda que acaba de mostrar um livramento. É que eu e minha família temos um alicerce principiológico, onde o respeito impera, ensinamos a respeitar o próximo, queremos que ele no futuro possa conviver em uma sociedade mais justa, onde na arena da vida não só apenas os “perfeitamente normais” sejam vencedores. A deficiência do meu filho não o torna inferior ao seu filho ou demais crianças”, escreveu Sara.

A irmã de Sara, Erika, compartilhou o print da mensagem recebida com um desabafo. O post foi compartilhado mais de 7 mil vezes e recebeu mais de 5 mil comentários. “E quando a maldade é com uma criança de 2 anos? Meu sobrinho tem 2 aninhos e é autista, olha a mensagem que minha irmã recebeu. Quanta falta de sensibilidade e bom senso, espero que o Ruan, o aniversariante, tenha em sua vida mais empatia, menos maldade e mais educação que sua mãe”, disse.

A família do menino mora em Campo Grande (MS). Os pais de Arthur têm um perfil no Instagram, chamado @convivendocomautismo01onde compartilham informações sobre autismo.
Sara afirma que o filho não gostaria de ir à festa do menino e também ficaria incomodada caso Arthur fosse convidado. “Eu, minha família e meu filho afastamos de pessoas cruéis. Infelizmente, o ser humano, no decorrer de sua trajetória vai absorvendo o que há de bom e ruim ao seu redor. E prometo que vou rezar pelo futuro do seu filho. Afinal a criança é fruto do meio em que vive. Porque a nossa sociedade está mudando e ela não tolera mais esse tipo de preconceito e discriminação, temos uma legislação forte sobre o tema, e hoje a justiça da armas para o meu filho lutar na arena da vida de forma igualitária e justa”, diz a mãe.
//pais&filhos