Brasil Política

Lula se entrega à PF e é preso na Operação Lava Jato

Pela manhã, durante a missa em homenagem à ex-primeira-dama Marisa Letícia, Lula confirmou que se entregaria

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se entregou à Polícia Federal (PF) por volta das 18h45 deste sábado (7), em São Bernardo do Campo (SP). Ele começa a cumprir a pena de 12 anos e um mês de prisão à qual foi condenado no âmbito da Operação Lava Jato ainda hoje.

Lula foi condenado no caso triplex do Guarujá (SP), pelo juiz federal Sérgio Moro, em primeira instância, em julho do ano passado. Na época, o juiz determinou que ele ficasse detido por nove anos e seis meses. Em fevereiro, após julgamento de recurso em segunda instância, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre, a pena foi confirmada e aumentada para 12 anos e um mês.

Após a decisão do TRF4, a defesa do ex-presidente entrou com habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF), que foi julgado e rejeitado nesta semana. Na quinta-feira (5), a 13ª Vara da Justiça Federal, em Curitiba, recebeu o ofício autorizando a prisão e o juiz Sérgio Moro, no mesmo dia, determinou que o ex-presidente se entregasse na sede da Polícia Federal (PF), na capital paranaense, até 17h de sexta-feira (6) – o que não aconteceu.

Lula permaneceu no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP), cercado pela militância petista, até este sábado (7). Pela manhã, em discurso durante a missa em homenagem à ex-primeira-dama Marisa Letícia, Lula confirmou que se entregaria.

A primeira tentativa de deixar o sindicato aconteceu por volta das 17h de sábado. Lula chegou a entrar no carro, mas precisou voltar porque os manifestantes impediam a saída do veículo. Por volta de 18h, a PF deu meia hora para que os manifestantes deixassem o ex-presidente partir. Líderes dos movimentos sociais e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, chegaram a subir no carro de som para falar com os militantes.

Lula conseguiu deixar o sindicato apenas por volta de 19h, após sair do sindicato a pé para entrar nas viaturas. Ainda não há previsão de horário de chegada à capital paranaense. //Paraná Portal