Brasil

Lula diz que Bolsonaro tem que ‘governar o país e deixar de ser ignorante’

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou as relações políticas do governo de Jair Bolsonaro no país e a crise em que se encontra a classe política. Em entrevista a Mário Kertész hoje (16), durante o Jornal da Bahia no Ar da Rádio Metrópole, ele comentou que a sociedade, desacreditada na política, votou em um candidato que era tido como antipolítico.

“Falou-se que deputado não prestava, senador não prestava, partido não presta, a ponto de conseguirem fazer com que um cidadão, que tinha 28 anos de mandato que ninguém sabia o que ele fazia e quatro de vereador, ser eleito por uma parte da sociedade que era antipolítica. Por não gostar de política, votaram de Bolsonaro. É o maior desastre do mundo quando a sociedade não acreditar a política, nega e tenta eleger alguém que não gosta de política e a montanha pare Bolsonaro”, declarou Lula.

O petista afirmou que manteve relações diplomáticas com todos os governadores enquanto foi presidente entre 2002 e 2010. “O povo tem que ter consciência qual o papel do presidente da República. Você tem posições políticas e ideológicas até ganhar as eleições. Quando você ganha, você deixa de ter lado e passa a cuidar e assumir a responsabilidade da população. Você passa a se relacionar com todos os políticos, independente do partido. Eu tinha uma relação extraordinária com Paulo Souto antes de Wagner ganhar as eleições para governador”, comentou.

“Eu mantinha uma relação civilizada de um presidente da República. O presidente não tem que gostar de um governador, não estamos falando de um casamento e sim uma relação política de entes federados. Tive uma relação extraordinária com os 27 governador. Duvido que tenha tido algum governador que deixou de ser recebido, não teve verba ou não foi recebido com um sorriso por não ser do meu partido. Companheiros do meu partido achavam que eu cuidava mais dos outros do que eles próprios”, acrescentou o ex-presidente.

Para Lula, Bolsonaro precisa assumir o papel de um presidente da República e tomar as rédeas do país. “Um presidente da República não pode ficar brigando com todo mundo todo dia e toda hora. Ele tem que governar esse país e deixar de ser ignorante e deixar fazer o que tem que ser feito”, acrescentou.

//metro1