Serviços Públicos Vitória da Conquista

Licitação para operação do sistema integrado de limpeza pública está em andamento

Diariamente, cerca de 300 toneladas de lixo são coletadas em Vitória da Conquista e encaminhadas ao Aterro Sanitário para depósito, compactação e tratamento

Diariamente, cerca de 300 toneladas de lixo são coletadas em Vitória da Conquista e encaminhadas ao Aterro Sanitário para depósito, compactação e tratamento

Aconteceu nessa quinta e sexta-feira, 24 e 25, mais uma etapa da licitação que definirá a empresa que vai operar o sistema integrado de limpeza pública de Vitória da Conquista. Três das quatro empresas concorrentes que se apresentaram entregaram a documentação de habilitação necessária, a metodologia de execução e operação dos serviços e propostas de preços, na Gerência de Compras da Prefeitura.

O material foi recebido pela Comissão de Licitação e toda a documentação fica à disposição das empresas concorrentes para análise. O processo será retomado no próximo dia 2 de dezembro, prazo para as empresas apresentarem recursos contrários à habilitação.

Pelo período de um ano, prorrogável por até mais cinco anos, a empresa vencedora será responsável pela coleta de resíduos domiciliares, público e de feiras livres, com caminhão coletor compactador dotado de sistema de rastreamento via satélite (GPS). Além disso, a empresa deve contar com equipe padrão para desempenhar serviços básicos em manutenção e limpeza, como capinação, roçagem, etc.

Diariamente, cerca de 300 toneladas de lixo são coletadas em Vitória da Conquista e encaminhadas ao Aterro Sanitário para depósito, compactação e tratamento.

Entenda – Os procedimentos necessários à licitação dos serviços de operação do Sistema Integrado de Limpeza Pública foram deflagrados em junho de 2015. Entre julho e setembro de 2015, algumas das empresas interessadas solicitaram esclarecimentos a respeito do edital e também entraram com ações judiciais que atrasaram o andamento do processo.

O deferimento da justiça para a continuidade da licitação, após as adequações necessárias realizadas pela Prefeitura, foi concedido em abril de 2016. A reabertura do processo se deu com o lançamento de uma nova concorrência, publicada no mês seguinte.

Para não comprometer o serviço de limpeza pública no município, a Prefeitura fez um contrato emergencial com a atual operadora do sistema, a Torre Empreendimento, válido até 31 de dezembro de 2016, podendo ser aditivado por mais 30 dias.