Agricultura/Pecuária Sudoeste

Jumentos que seriam abatidos são encontrados mortos em Itororó

Animais eram transportados de forma irregular

Nove jumentos que, de acordo com a Polícia Civil, iam para o abate em um frigorífico de Itapetinga, no sudoeste do estado, foram encontrados mortos ontem (30) em uma estrada vicinal na cidade de Itororó.

Segundo o jornal Correio, o delegado titular de Itororó, Frank Nogueira,  informou que os jumentos mortos estavam em um caminhão que saiu há quatro dias do estado de Pernambuco e pegava animais em pequenas quantidades nos locais por onde passava.

Os bichos não tinham Guia de Trânsito Animal (GTA) para o transporte. Eles seriam levados primeiro para uma fazenda em Itapetinga e depois encaminhados para o Frigorífico Sudoeste, onde os jumentos são abatidos desde agosto.

A polícia chegou ao motorista do caminhão, Fabian Cleber Silva Bahia, depois que ele foi visto por um popular enquanto jogava os jumentos mortos na beira da estrada. Ele responderá por maus-tratos.

Esse não é o primeiro caso do tipo: no início de setembro, 200 jumentos morreram por maus-tratos em uma fazenda de criação em Itapetinga. A Justiça determinou que o Frigorífico Sudoeste não pode adquiri-los ou confiná-los em quantidade maior que a capacidade do estabelecimento. A direção do frigorífico diz não saber de onde vêm os animais que eram transportados ontem. //Blog do Redação