Bahia

Jerônimo vai a mais cidades do que adversário no 2º turno e ACM Neto foca em municípios em que perdeu

Passados 26 dias desde o resultado do primeiro turno, as agendas de campanha dos candidatos ao governo da Bahia para esse segundo turno entram na reta final. Um levantamento realizado pelo Metro1 mostrou que os postulantes tiveram estratégias diferentes na hora de montar as agendas de compromissos desta segunda etapa do pleito.

Enquanto ACM Neto (União) fez uma média de menos de duas viagens por dia, com foco nos municípios onde saiu derrotado no primeiro turno da eleição, Jerônimo Rodrigues (PT) conseguiu visitar uma média de pouco mais de duas cidades por dias – ele chegou a fazer quatro municípios em apenas uma agenda diária. A prioridade do candidato petista foi dada aos locais em que ele saiu vitorioso para tentar ampliar a diferença de votos.

Até esta sexta-feira (28), o petista terá visitado 45 cidades baianas no segundo turno, em 25 delas ele venceu. Já o candidato do União Brasil esteve em 29 municípios, em 16 ficou atrás do seu oponente. Neto também focou em Salvador após ter tido um desempenho frustrado no primeiro turno. O oposicionista esperava ter entre 400 mil e 600 mil votos a mais do que Jerônimo na capital baiana, mas só obteve 230 mil.

Para ampliar a votação, Neto fez 7 eventos em Salvador, mas Jerônimo não ficou tão atrás. Foram cinco. Além disso, o postulante petista tem colocado o seu candidato a vice-governador, Geraldo Júnior (MDB), para fazer atos na capital sozinho.

Além de Salvador, as agendas de Jerônimo Rodrigues focaram na Região Metropolitana da capital, foram pelo menos 6 cidades da região visitadas. Entre elas, Lauro de Freitas, onde o candidato realizou um comício com a ex-presidente Dilma Rousseff (PT). As regiões do Sul e Baixo Sul baiano também se destacaram nos compromissos do candidato. Ele chegou, por exemplo, a visitar duas vezes as cidades de Itabuna e Ilhéus só neste segundo turno.

Já Neto deu prioridade ao Norte baiano, onde visitou cinco municípios, além da Região Metropolitana de Salvador, com a mesma quantidade de compromissos. O levantamento levou em consideração apenas as agendas oficiais divulgadas pelas equipes dos candidatos. Desde o início do segundo turno, ACM Neto não divulgou os compromissos de cinco dias. Jerônimo deixou de divulgar seis dias.