Bahia Seca

Itambé decreta Situação de Emergência em decorrência da seca no município

A situação se agrava em todo o estado da Bahia

Através do decreto de nº 088, de 29 de maio de 2017, publicado no Diário Oficial do Município na terça-feira (30), a Prefeitura de Itambé declarou Situação de Emergência no município em razão dos desastrastes socioeconômicos causados pelo longo período de estiagem.

A gestão considerou que, de 2014 até o corrente ano, o município vem apresentando um quadro de extrema escassez hídrica, onde riachos, lagos, açudes e rios diminuíram drasticamente o seu volume, e alguns inclusive desapareceram. O fato é lamentado pela população e pelo poder público, uma vez que tem causado inúmeros prejuízos ao município, sobretudo de ordem econômica.

O Decreto menciona entre os principais setores prejudicados, o agropecuário, que tem experimentado restrições rigorosas nos níveis de produção agrícola, incluindo perda total de safras de grãos, tubérculos e diversas culturas de subsistência; além da mortalidade de animais, perda de peso devido à falta de pastagem e dificuldade para conduzir o rebanho. O município agora aguarda a homologação do Governo do Estado. // Ascom/PMI