Vitória da Conquista

Ifba decide suspender aulas por três dias para prevenir contaminação por coronavírus

Instituto segue orientações dos Ministérios da Saúde e da Educação

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) que tem assustado a população mundial, também preocupa as instituições conquistenses. Por conta do alastramento da doença, a direção geral do Ifba, em reunião com as demais diretorias do campus e em atenção às declarações da Organização Mundial de Saúde (OMS)  e às recomendações determinadas pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação, decidiu à nota informativa conjunta da Secretária da Saúde e da Educação do Estado da Bahia e, seguindo as orientações da Reitoria do IFBA, decidiu suspender as aulas por três dias, no período de 16 a 18 de março, em caráter preventivo.

As demais atividades acadêmicas e administrativas terão funcionamento normal. Também resolveu por Comitê Central de Prevenção e Acompanhamento da Ameaça do Corona Vírus (COVID-19), convocar todos os coordenadores de curso, chefes de setores administrativos, em especial a COTEP, para uma reunião emergencial para discutir ações diversas a serem tomadas na próxima segunda-feira, 16. Outra medida adotada foi a suspensão das atividades que envolvam aglomerações de pessoas, tais como eventos, atividades de natureza extracurricular, cerimônias (formaturas), congressos, seminários, nos âmbitos científico, artístico, cultural ou esportivo no período entre 16 e 18 de março.

Na quarta-feira, dia 18 de Março, será publicada uma nova nota, informando novas medidas, condicionada ao cenário atualizado.

Mundo

Neste sábado, segundo a El País, a Espanha também decretou “estado de alarme”, uma medida que restringe a circulação das pessoas e determina o fechamento dos estabelecimentos comerciais que não vendam itens de necessidade básica. Assim, as ruas das principais comunidades do país, como Madri e Galícia, amanheceram vazias. Já o presidente dos EUA, Donald Trump, declarou situação de emergência no país. Enquanto o Governo brasileiro começa a endurecer as regras para enfrentar a pandemia de Sars-Cov-2: há 98 casos confirmados pelo Ministério da Saúde no Brasil, número que tem subido exponencialmente, já que há dezenas de casos confirmados por hospitais particulares e secretarias estaduais de Saúde ainda não contabilizados.