Vitória da Conquista

Icon promove ação de conscientização sobre o câncer de pele em parceria com Senac e Clínica Dermatológica Gabriela Botelho

Estima-se que a cada ano sejam diagnosticados cerca de 180 mil novos casos de câncer de pele no Brasil

Muitas vezes, uma ferida que não cicatriza ou uma pinta que muda de cor passam despercebidas pela maioria das pessoas. Estes são alguns dos sinais do câncer de pele, tipo de câncer que mais atinge a população brasileira (estima-se que a cada ano sejam diagnosticados cerca de 180 mil novos casos), superando até os casos de mama, próstata, pulmão, cólon e reto, de acordo a dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). O principal fator de risco da doença é a exposição excessiva ao sol, que preocupa profissionais da saúde, principalmente com a chegada do verão, período em que as pessoas costumam aproveitar mais os espaços abertos de lazer e convivência.

A campanha do Dezembro Laranja (criada em 2014 pela SBD) acontece justamente para conscientizar a população sobre os riscos dessa exposição exagerada ao sol. Para marcar o mês e alertar a comunidade sobre a prevenção do câncer de pele, o Instituto Conquistense de Oncologia (Icon) promoverá, no próximo domingo (12), uma ação de conscientização sobre o câncer de pele, em parceria com a Clínica Dermatológica Gabriela Botelho e com o Senac.

O evento, aberto ao público, acontecerá a partir das 10h, no Centro de Treinamento Praia Conquista (Av. Ivo Freire, bairro Candeias) e contará com momentos educativos sobre cuidados com a pele e sobre o câncer de pele com dois oncologistas do Icon (Dra. Marta Quixadá e Dr. Klécius Aguiar) e com a dermatologista Dra. Gabriela Botelho. Os três médicos ficarão à disposição da comunidade para orientações médicas ao longo da manhã. Também será fornecida pelo Senac limpeza de pele com aplicação correta de protetor solar, distribuição de material informativo, lanches naturais e brindes.

Como prevenir o câncer de pele?

A oncologista Dra. Marta Quixadá destaca que existem diferentes tipos de câncer de pele e que se apresentam com sintomas variados. “Carcinoma basocelular é o mais incidente e normalmente se apresenta como nódulos rugosos na pele; carcinoma espinocelular se apresenta em forma de feridas que não cicatrizam e também acomete áreas expostas ao sol, pode causar dor e sangramentos; e o melanoma, na grande maioria das vezes, apresenta-se como uma pinta diferente das demais, com múltiplas cores, bordas irregulares e merece uma atenção específica, porque pode provocar metástase”, explica.

Além da exposição exagerada aos raios solares, a Dra. Marta reforça que outros fatores também podem colaborar para o surgimento da doença, como: pessoas com pele clara, ruivas, albinas, com histórico pessoal ou familiar da doença e pessoas acima de 60 anos.

Porém, mesmo quem não se encaixa nessas características deve adotar condutas de proteção, como detalha a dermatologista Dra. Gabriela Botelho: “Os principais cuidados para evitar doenças na pele são, principalmente, a consulta periódica ao dermatologista (o diagnóstico precoce garante maiores chances de cura) e o uso do protetor solar. Assim como as medidas fotoprotetoras: uso de roupas com fator de proteção, sombrinhas, chapéus, óculos e evitar exposição nos horários entre 10 e 15h, períodos com maior incidência de radiação ultravioleta B, a mais carcinogênica”. A dermatologista alerta ainda para que crianças e adolescentes tenham um cuidado especial, evitando queimaduras solares intermitentes pois, na fase adulta, poderão ser fatores de risco para o desenvolvimento de câncer.

Fonte: Ascom/Icon