Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Bahia

Homicídios caem em 10,8% na Bahia

O número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) caiu  10,8% no primeiro semestre deste ano na Bahia, em comparação  com o mesmo período do ano passado. Foram 2.876 ocorrências este ano, contra  3.224 em 2012 — ano em que, segundo a própria Secretaria da Segurança Pública (SSP), os índices de criminalidade foram elevados por conta da greve da Polícia Militar.

Os CVLIs incluem homicídios, latrocínios (assalto seguido de morte) e lesões corporais seguidas de morte. Os dados foram divulgados ontem, pelo secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, em audiência pública na Assembleia Legislativa.

O secretário disse que os resultados são fruto de um esforço conjunto que vem sendo feito desde a criação do programa Pacto pela Vida e atribui a queda na criminalidade às investigações mais detalhadas, à contratação de mais policiais e aos investimentos em infraestrutura.“De 2006 até agora, cerca de 12 mil policiais foram contratados e investimos R$ 142 milhões em infraestrutura”.

O relatório mostra que a maior queda foi registrada na Região Metropolitana de Salvador (RMS), onde houve redução de 20,5%: de 469 ocorrências para 373. O campeão em redução, na Região Metropolitana, foi Dias D’Ávila.

Em toda a Bahia, três cidades tiveram índices de queda ainda maior: Euclides da Cunha, no Nordeste do estado,  que teve três homicídios no primeiro semestre de 2012 e zerou esse número em 2013;  Bom Jesus da Lapa, que teve queda de 58,3% – de 12 para 5; e Itapetinga, onde houve redução de 57,1% (de 14 poara 6). Também registraram quedas significativas cidades médias do estado como Juazeiro (-45,6%) e  Feira de Santana (- 33,9%).