Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Bahia Cultura Festas Juninas Vitória da Conquista

Homenagens a Santo Antônio prosseguem até 13 de junho

Em Vitória da Conquista, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima comemora Santo Antonio todos os anos, com um trezenário

Em Vitória da Conquista, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima comemora Santo Antonio todos os anos, com um trezenário

Estão sendo realizadas desde o dia 1º de junho e prosseguem até o dia 13, as trezenas em homenagem a Santo Antônio, período em que os devotos participam de missas e agradecimentos. Santo Antonio abre os festejos juninos na Bahia, sendo celebrado em vários municípios do estado.

Conhecido como Santo Casamenteiro, contam os fieis que o santo franciscano fazia muitos discursos a respeito do amor – ainda que de um ponto de vista mais geral e menos romântico. Por isso, o Dia dos namorados no Brasil é comemorado em 12 de junho, véspera do dia desse santo.

Histórias

Você sabe, afinal, qual é a origem dessa superstição toda? Algumas lendas populares dizem que o popular santo certa vez ajudou uma moça que queria se casar, mas não tinha dote. Ela foi orientada a ter muita fé e, em poucos instantes, moedas de ouro surgiram diante dela. Assim, a donzela pôde finalmente se casar.

Como toda crendice popular tem inúmeras versões diferentes, fica difícil saber ao certo qual é de fato a relação do santo com o casamento. Outra história muito popular que tenta ilustrar o assunto é a da moça devota que, cansada de esperar anos por um marido, se irritou com a imagem do santo e a arremessou pela janela. A imagem, por sua vez, atingiu a cabeça de um rapaz que estava de passagem, e a donzela revoltada foi pedir desculpas ao moço. Os dois, naturalmente, apaixonaram-se, casaram-se e viveram felizes para sempre.

Segundo a história, Santo Antonio nasceu em Lisboa, em 15 de agosto de 1195, e foi batizado com o nome de Fernando. Durante a juventude ingressou na vida religiosa, no primeiro momento, como membro da Ordem de Santo Agostinho e, alguns anos mais tarde, na Ordem Franciscana, onde recebeu o nome de Antônio de Pádua. Sua popularidade chegou ao Brasil graças aos colonizadores que vieram de Portugal.

Em Vitória da Conquista, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima comemora Santo Antonio todos os anos, com um trezenário. A localidade Duas Vendas, em Cabeceira do Jiboia (Limeira), também celebra o santo, o mesmo ocorrendo com várias outras comunidades do município.