Vitória da Conquista

Herzem Gusmão consegue, em Brasília, dez novos respiradores para Vitória da Conquista

O Ministério da Saúde garantiu ao prefeito Herzem Gusmão o envio de dez respiradores para atender à demanda dos leitos de UTI de Vitória da Conquista. Acompanhado do deputado federal Elmar Nascimento (DEM-BA) e da secretária de Saúde de Vitória da Conquista, Ramona Cerqueira, o prefeito Herzem Gusmão se reuniu hoje, 08, pela manhã, com Airton Soligo, assessor especial do ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello. Soligo é a autoridade de Saúde responsável pelo acompanhamento dos hospitais brasileiros cadastrados com leitos Covid-19 e, também, pelo atendimento das solicitações relacionadas à doença em todo o país.

O assessor especial do Ministério da Saúde demonstrou uma certa preocupação quando foi informado pelo prefeito sobre a falta de respiradores em leitos de UTI instalados no Hospital das Clínicas de Conquista. Ele confirmou à comitiva que o HCC foi habilitado para 20 leitos de UTI e todos deveriam ter respiradores para o atendimento aos pacientes. Diante do quadro exposto por Herzem Gusmão, Airton Soligo afirmou que os respiradores serão encaminhados para o Governo do Estado, como determina a legislação, mas que daria garantias de que estes respiradores chegariam à nossa cidade para ser, exclusivamente, utilizados em Conquista.

“Com as bênçãos de Deus conseguimos o que viemos buscar para Conquista: os respiradores que são necessários para salvar vidas preciosas. Eu não poderia ficar calado assistindo o desmonte dos leitos Covid em nossa cidade. Com o apoio do deputado Elmar Nascimento, viemos a Brasília buscar o que nossa cidade precisa e tem direito. Fomos atendidos com respeito e muita atenção pelo assessor do ministro Pazuello”, disse Herzem Gusmão.

Auditoria SUS

No encontro, o prefeito também falou sobre a preocupação em relação ao número de leitos prometido pelo Estado, e amplamente divulgados na imprensa, e a realidade vivida hoje pela cidade. Citou ao assessor Soligo o caso do IBR, quando o Governo do Estado desfez, abruptamente o contrato, retirando da população 30 leitos Covid habilitados.
Airton Soligo solicitou que o prefeito fizesse um pedido oficial de auditoria ao Ministério da Saúde, para que os problemas relatados fossem investigados pelo Governo Federal. Devido à pandemia, o pedido de auditoria será encaminhado por e-mail pela Procuradoria do Município.