Bahia Saúde

Hemoba pede doação de sangue para atender demanda do Carnaval

Doações podem ser feitas no Hemocentro, nos Hemóveis e em hospitais

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) pede doação de sangue para atender à demanda do Carnaval, em Salvador e nas outras cidades do estado. De acordo com informações da fundação, o número de doações de janeiro deste ano caiu 12% em relação ao mesmo mês do ano passado.

A Hemoba aponta como motivo o verão e o Carnaval, período em que, segundo a fundação, as pessoas perdem noites de sono ou ingerem bebida alcoólica, o que as torna fora do perfil de doador.

Pra doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (os menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), estar em boas condições de saúde, pesar mais de 60 quilos e não beber nas 12 horas que antecedem à doação. Não é necessário estar em jejum, mas ter dormido pelo menos seis horas antes de fazer a coleta do sangue.

Os homens podem doar a cada três meses e as mulheres a cada quatro. Conforme a Hemoba, todos os pré-requisitos são verificados antes da doação, com entrevista e exame clínico, e a coleta de sangue não oferece riscos à saúde, pois é feita com material descartável.

Em Salvador, é possível doar em quatro locais fixos, além de hemóveis, que que têm roteiros intinerantes, divulgados semanalmente na página da Hemoba. No hemocentro, localizado na ladeira do Hospital Geral do Estado (HGE), na Avenida Vasco da Gama, o atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 12h30. No Hospital do Subúrbio, a coleta é feita de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30.

No Hospital Santo Antônio – Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), localizado no Largo de Roma, na Cidade Baixa, as doações podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13 às 16h. No SAC Cajazeiras, o serviço pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 7 às 15h.

Já no interior do estado, o doador de sangue pode procurar a Hemoba nos municípios de Eunápolis, Alagoinhas, Hospital do Oeste, em Barreiras, Brumado, Camaçari, Feira de Santana, Guanambi, Irecê, Itaberaba, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Santo Antonio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista e Valença. Fonte: G1 Bahia