Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Bahia Saúde

GUANAMBI: Secretaria confirma morte por vírus H1N1 na Bahia em 2014

Homens e porcos são os hospedeiros mais comuns do vírus H1N1

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou o primeiro caso de morte pelo vírus H1N1 no estado em 2014. A vítima da doença conhecida como gripe suína era da cidade de Brumado e estava internada em Guanambi, a cerca de 680 quilômetros de Salvador. Ele veio a óbito no último dia 17 de outubro.

De acordo com a coordenadora de de Vigilância Epidemiologia da 30ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), Doroteia Teixeira Reis, o paciente tinha 27 anos e foi internado no Hospital Regional de Guanambi no dia 14 de outubro. “Ele deu entrada com o diagnóstico de síndrome respiratória aguda grave”, relata Doroteia, se referindo à doença também chamada de pneumonia atípica. “Só depois do óbito constatamos que ele portava o vírus H1N1”.

Segundo a coordenadora da 30ª Dires, as medidas de controle necessárias foram tomadas e pessoas próximas ao paciente foram vacinados contra o vírus. Para ela, o caso não exige que sejam tomadas medidas de controle para a população em geral.

Este ano, a Sesab registrou outros dois casos da doença. O primeiro aconteceu ainda no primeiro semestre de uma pessoa que contraiu o vírus em São Paulo, foi internada na Bahia, mas já recebeu alta. O outro é de um paciente que está internado em um hospital da rede particular em Salvador. De acordo com a secretaria, em 2013 foram houve 52 casos confirmados do vírus, com 11 óbitos.

Em 2009, houve uma pandemia da doença, que se espalhou principalmente na América do Norte e na Europa. Ela tem sintomas semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes, como febre e dores musculares e de cabeça.