Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Brasil

Greve geral dos Correios está marcada para o dia 17 de setembro

Os delegados do XXXI Conrep (Conselho de Representantes da Fentect) já decidiram seu calendário de luta. Se a ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) não negociar e apresentar uma proposta que seja condizente com os anseios da categoria ecetista, os trabalhadores vão parar a partir do dia 17 de setembro.

Motivos não faltam para uma grande greve geral da categoria. Há mais de uma década, os trabalhadores dos Correios acumularam perdas gigantescas dos seus salários e direitos, causadas principalmente pelas traições dos sindicalistas pelegos da “santa aliança” traidora PT-PCdoB-PSTU, serviçais da direção da ECT. É hora de lutar por reposição de parte dessas perdas e por aumento real, lutar pelo reajuste de 47,8% no salário. É hora de lutar contra a tentativa dos patrões de destruir o convênio médico da categoria, através do Postal Saúde, lutar contra a exploração nos setores de trabalho, a contratação de 110 mil funcionários e contra a privatização da empresa.

A situação política favorece a maior mobilização da categoria de todos os tempos. Os trabalhadores dos Correios são os mais preparados para sair às ruas. Protagonizaram as principais greves de trabalhadores na última década. A categoria já aprendeu com a experiência que não deve confiar nos patrões, não deve confiar no TST e para derrotar as investidas patronais é necessário superar também a burocracia sindical. 

O momento político do país também é o mais favorável dos últimos anos. A juventude saiu às ruas contra o aumento abusivo dos transportes, realizando grandes manifestações que são o prenúncio de mobilizações ainda maiores da classe trabalhadora.

Os ecetistas estão prontos para a mobilização e a greve com ocupação se for preciso.

A força da mobilização nos Correios vai servir de combustível para a luta de outras categorias, por isso, desde já é necessário propor ações conjuntas com os bancários, petroleiros e outros, por uma campanha salarial unificada, que levante as principais reivindicações dos trabalhadores.