Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Obras Vitória da Conquista

Governo Municipal entrega barragem à comunidade de Poço do Gato

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A barragem construída pela Prefeitura no povoado de Poço do Gato, localizado a quase quarenta quilômetros do perímetro urbano de Vitória da Conquista, na região do distrito de Bate-Pé, pode acumular até 60 milhões de litros de água. A obra beneficiará diretamente cerca de 30 famílias que vivem na localidade, e ainda parte das populações de comunidades vizinhas, como Poço do Abílio e Farinha Molhada I, que poderão utilizar, via gravidade, a água que vier a ser armazenada pelo reservatório.

Entre as várias famílias beneficiadas, está o casal de agricultores Maria e Ramiro Santos. São eles os proprietários do terreno onde a barragem foi construída. Para que a obra fosse concretizada, ambos assinaram um documento oficial, em que reconhecem que, embora esteja em sua propriedade, a água futuramente acumulada ali será de uso coletivo. “É uma benfeitoria para toda a comunidade”, explicou o secretário municipal de Agricultura, Odir Freire.

Ao participarem do ato* em que o Governo Municipal entregou oficialmente a barragem à comunidade, na tarde dessa quinta-feira, 16, Maria e Ramiro se lembraram da época em que tinham de percorrer longas distâncias para conseguir um balde de água. Maria contou que, quando seus filhos eram crianças, ela precisava andar um quilômetro, a pé, de lata d’água na cabeça, até um poço num lugarejo que já pertencia ao município limítrofe de Belo Campo. Outras vezes, buscava água numa antiga represa próxima a Bate-Pé, e a cerca de três quilômetros de sua casa. “Onde tinha a melhor água, eu ia”, recordou.

Obra bem feita – Já faz muito tempo que essa não é a realidade predominante na zona rural de Vitória da Conquista. Desde 2013, por exemplo, a Prefeitura já construiu 18 barragens nas regiões mais secas, como as dos distritos de Bate-Pé e José Gonçalves. A capacidade média de acumulação, em cada um desses barramentos, é próxima de 50 milhões de litros de água. A ideia é construir reservatórios para aumentar a capacidade de acúmulo de água no interior do município – e, dessa forma, possibilitar à população rural uma convivência mais amistosa com os efeitos da estiagem. “Como Vitória da Conquista não tem rios, a grande solução é essa”, defendeu o prefeito Guilherme Menezes. “A parte que sabemos e podemos fazer, está feita, e bem feita”.

Para o momento em que esta chegar, Maria já faz seus planos, com base na convivência diária com os desígnios da natureza. Ela recorda que, em 2013, a primeira grande chuva caiu em Poço do Gato no início de outubro. Este ano, está havendo uma pequena diferença. “Daqui para o fim de novembro, tenho fé em Deus que já tem água para nós. Deus é quem manda e sabe a hora certa”, observou a agricultora.

‘Não vai faltar água’ – O fato é que, independentemente de quando se inicie o próximo período chuvoso, a comunidade do povoado já tem onde armazenar sua água, graças à ação da Prefeitura. “Deus vai mandar chuva e agora nunca mais vai faltar água para nós”, afirmou Maria. A agricultora já informou a seus filhos – hoje, todos já são adultos e alguns moram em São Paulo – sobre a construção da barragem. Quando as chuvas finalmente caírem e o reservatório estiver cheio, ela pretende trazê-los para que eles vejam que a realidade, hoje, é bem diferente de quando eram crianças. “Já liguei para eles e falei. Eles estão muito satisfeitos e me perguntam como está a barragem. E eu digo que está linda, linda mesmo”, comemorou Maria.