Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Serviços Públicos Vitória da Conquista

Governo Municipal, Embasa e Exército debatem distribuição de água na zona rural

Uma série de acidentes impediu a Embasa de continuar a operar normalmente com seu sistema de bombeamento de água

Uma série de acidentes impediu a Embasa de continuar a operar normalmente com seu sistema de bombeamento de água – Foto: Resenha Geral

Da Redação

A distribuição de água na zona rural reuniu, na tarde desta terça-feira (31), representantes da Prefeitura Municipal, da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), e do Exército, respectivamente, por meio do secretário Márcio Higino, do engenheiro Mauro Valença e do sargento César, coordenador da Operação Carro-Pipa no 19º BC (área que abrange 60 municípios do Sudoeste baiano, entre eles Vitória da Conquista). Durante o encontro, foram feitos todos os esclarecimentos técnicos a respeito da distribuição de água potável na zona rural, suspensa temporariamente na semana passada e restabelecida na última segunda-feira, 30.

Uma série de acidentes, ocorridos em três finais de semana seguidos, provocou problemas técnicos, como a falta de energia elétrica – fato que impediu a Embasa de continuar a operar normalmente com seu sistema de bombeamento de água. Isso comprometeu o fornecimento em toda a região abastecida pela empresa, que inclui a cidade de Belo Campo e toda a área urbana de Vitória da Conquista, além de algumas localidades da zona rural conquistense.

Como a água distribuída na zona rural é comprada pela Prefeitura junto à Embasa – cumprindo a exigência do Exército de que o líquido seja potável e de reconhecida qualidade –, não foi possível manter a distribuição enquanto o problema não fosse devidamente solucionado.

Como havia pouco fluxo de água da área de tratamento da Embasa para a cidade, houve a necessidade de se fazer manobras. E uma das soluções encontradas foi suspender momentaneamente o fornecimento de água através dos carros-pipa, para poder regularizar a situação”, explicou o coordenador municipal da Defesa Civil, Fernando Fróes.

Novo manancial – A situação está regularizada desde o dia 30, como afirmou o chefe do Gabinete Civil da Prefeitura, Márcio Higino Melo: “Os mananciais onde os caminhões-pipa do Exército e da Prefeitura abastecem já estão enchendo e restabelecendo suas cotas normais de operação. A partir de agora, os caminhões já estão percorrendo o interior do município e retornando à normalidade o abastecimento de água nas comunidades”.

O principal encaminhamento da reunião foi a busca por alternativas – como o início das gestões por novas fontes de abastecimento, além do manancial atualmente utilizado pela Embasa. “Dentro desta reunião, já viabilizamos outro manancial para diminuir o impacto e evitar futuros problemas. E para que o município possa permanecer sem interrupções na Operação Carro-Pipa”, observou o sargento César.

Operação Carro-Pipa – Em Vitória da Conquista, a Operação Carro-Pipa opera com 37 veículos e atende a cerca de 170 comunidades rurais. A fim de possibilitar que a água chegue a um número maior de pessoas, a Prefeitura mantém em atividade mais três caminhões-pipa, contratados diretamente pela Administração Municipal, e ainda um quarto veículo desse tipo, que foi doado pela União. Os quatro caminhões extras distribuem água em outras 70 comunidades rurais, além das que constam no roteiro do Exército. Com informações da Secom.