Bahia Educação

Governo disponibiliza mais de 20 mil vagas para cursos técnicos

Serão oferecidos 45 cursos nas formas de oferta Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada

Foram abertas nesta quinta-feira, 4, as inscrições para mais de 20 mil vagas de cursos técnicos de nível médio. Os interessados podem se inscrever através do Portal da Educação, até o dia 14 de julho.

Serão oferecidos 45 cursos nas formas de oferta Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada à Educação de Jovens e Adultos (Proeja Médio) e Subsequente ao Ensino Médio, para os que concluíram o Ensino Médio na rede pública e desejam voltar a estudar. Entre as opções de áreas estão Administração, Segurança do Trabalho, Logística, Meio Ambiente, Agroecologia, Agropecuária, Enfermagem, Nutrição e Dietética, Análises Clínicas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Contabilidade, Farmácia, Química, Cozinha, Alimentos, Panificação, Recursos Humanos, Edificações, Desenho da Construção Civil, Rede de Computadores, Secretariado, Conservação e Restauro, Artes Visuais, instrumento Musical, Documentação Musical e Regência.

De acordo com a Secretaria da Educação do Estado, as oportunidades são para os Centros Estaduais e Centro Territoriais de Educação Profissional, além de unidades em Salvador e em mais de 97 municípios dos 27 Territórios de Identidade, entre eles estão: Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Gandu, Ipiaú, Ilhéus, Jequié, Juazeiro, Senhor do Bonfim, Barreiras, Seabra, Itaberaba, Serrinha, São Domingos, Bom Jesus da Lapa, Xique-Xique, Irecê, Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas, Alagoinhas, Macaúbas e Caetité.

Das 20 vagas, 12.510 serão destinadas a cursos na forma de articulação Subsequente ao Ensino Médio. Para isso, os interessados devem acessar o Portal da Educação para a inscrição no sorteio eletrônico. O resultado será divulgado em 16 de julho e os selecionados deverão comparecer às unidades escolares, entre 18 e 19 de julho, para as que se inscreveram e efetuarem a matrícula.

As outras 7.720 vagas são destinadas a cursos na forma de articulação Proeja Médio, voltada para jovens com mais de 18 anos, que concluíram o Ensino Fundamental. Para estas vagas, a matrícula será realizada nas unidades escolares ofertantes de Educação Profissional, com vagas disponíveis em 18 e 19 de julho. No momento da matrícula é necessário apresentar documentos como o original do histórico escolar, originais e cópias de identidade ou certidão de registro civil, CPF e do comprovante de residência.

Em ambos os casos, as aulas terão início no dia 29 de julho.