Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Brasil Política

Governo de MG fez aeroporto em terreno de tio de Aécio, diz jornal

Aécio Neves disse que tudo foi feito com transparência e correção

Aécio Neves disse que tudo foi feito com transparência e correção

Do G1

O governo de Minas Gerais construiu um aeroporto em área dentro de uma fazenda que pertence ao tio-avô do candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, de acordo com reportagem publicada pelo jornal “Folha de S.Paulo” neste domingo (20). A obra, segundo o jornal, custou cerca de R$ 14 milhões, tendo sido concluída em 2010, último ano do mandato de Aécio como governador do estado.

O aeroporto, feito para receber aviões de médio e pequeno porte, fica dentro da fazenda de Múcio Guimarães Tolentino, no município de Cláudio, a 150 km de Belo Horizonte. Múcio é irmão da avó de Aécio, Risoleta Tolentino Neves, que foi casada por 47 anos com Tancredo Neves, avô de Aécio.

De acordo com a “Folha”, o aeroporto é administrado por Múcio e os filhos, que ficam com as chaves do portão. Para pousar na pista, segundo o jornal, é preciso pedir autorização da família.

A reportagem afirma ainda que Aécio e familiares têm uma propriedade, a Fazenda da Mata, a 6 km do aeroporto. Segundo o jornal, um dos filhos de Múcio, Fernando Tolentino, disse que a pista recebe por volta de um voo por semana.

O site oficial da campanha de Aécio Neves publicou uma nota neste domingo em que diz lamentar o que chamou de “equívocos” da reportagem. Segundo a nota, “não houve nenhum tipo de favorecimento na implantação das melhorias na pista de pouso de Cláudio, como insinua a reportagem”. O texto do site da campanha também afirma que Múcio Tolentino não é dono do terreno onde funciona o aeroporto e que houve desapropriação da terra.

Aécio, que viajou para o Ceará para participar de eventos da campanha, comentou a reportagem da “Folha” na manhã deste domingo e disse que a obra do aeroporto foi feita “com absoluta correção”.

“Foi tudo feito com absoluta transparência e absoluta correção e é como, aliás, faço sempre. As explicações já estão dadas a todos os veículos de comunicação. Foi feita de forma absolutamente correta, os detalhes e não vou conseguir dar agora, mas foi tudo feito de forma serena e correta. É natural que quem queira disputar um cargo tem que responder a tudo, como nós estamos respondendo: tudo foi feito com base na lei e na ética, e as respostas estão no jornal hoje”, afirmou o candidato.

Procurada pelo G1, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que a homologação para que o aeroporto possa começar a receber voo comerciais ainda não foi concluída porque o município de Cláudio não apresentou todos os documentos necessários. Por isso, o aeroporto só pode receber voos privados.

Desapropriação

De acordo com a reportagem, o terreno onde fica o aeroporto foi desapropriado pelo governo de Minas antes da licitação. O Estado fez um depósito judicial de mais de R$ 1 milhão, mas, segundo a “Folha”, até hoje o tio de Aécio contesta o valor da desapropriação.

A reportagem relatou também que, no local do aeroporto, funcionava uma pista de pouso de terra desde 1983, quando Tancredo era governador de Minas e, Múcio, prefeito de Cláudio.