Brasil

Governo cria grupo de trabalho para impedir garimpo em terras indígenas da região amazônica

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) criou um grupo de trabalho com o objetivo de propor medidas contra a atuação de organizações criminosas, incluindo grupos de garimpo ilegal, em terras indígenas da região amazônica.

A medida foi assinada pelo ministro Flávio Dino e divulgada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (30). Participarão do grupo membros da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e de mais seis ministérios: Justiça e Segurança Pública; dos Povos Indígenas; de Minas e Energia; da Defesa; dos Direitos Humanos e Cidadania; da Fazenda; além das secretarias de Acesso à Justiça e Nacional de Segurança Pública.

O grupo terá um prazo de 60 dias para concluir e apresentar os trabalhos. Não haverá remuneração extra para os servidores indicados para integrar o grupo.

Pelo menos 570 pequenos indígenas de até 5 cinco anos já morreram no território Yanomami durante os quatros anos da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em decorrência de desnutrição e outras doenças evitáveis. Desde o início da atuação da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) na região, mais de mil indígenas da etnia foram resgatados em estado de desnutrição avançada e com outros problemas de saúde.