Transporte Vitória da Conquista

Funcionários da Viação Vitória paralisam por tempo indeterminado

9c3ef673-85cd-4ded-a9c1-f4af50f12b18

Texto: Gabriel Oliveira

Fotos e entrevistas: Bia Oliveira

Liderados pelo Sindicato dos Rodoviários, os funcionários da Viação Vitória, concessionária de transporte coletivo de Vitória da Conquista, paralisaram suas atividades por tempo indeterminado. A mobilização se deu por conta dos constantes atrasos nos salários e salários-família dos motoristas, cobradores e demais funcionários da empresa.

A Viação Vitória, segundo informações da própria empresa, teria quitado com 50% dos salários do mês de janeiro, e que o restante seria pago até a próxima semana. Porém, segundo o presidente do Sindicato, Álvaro Silva, ninguém recebeu os salários e parte dos funcionários sequer recebeu o ticket alimentação. “Para complicar mais a situação, a Prefeitura tirou uma das linhas da Viação Vitória e passou para a Cidade Verde, complicando ainda mais a situação financeira da empresa e causando essa situação desgastante, em que a população é a principal prejudicada, além dos trabalhadores que não tem como honrar seus compromissos por falta de pagamento”, completou Álvaro. Ainda segundo o presidente, a paralisação durará enquanto os salários não forem quitados.

Em nota oficial, a Prefeitura de Vitória da Conquista se manifestou informando que notificara a empresa Vitória e está em processo de registro e autuação pelas viagens não realizadas, em conformidade com a legislação de transporte. Segundo a nota, a Prefeitura também está providenciando o atendimento de algumas linhas da Vitória temporariamente pela empresa Cidade Verde para viabilizar os deslocamentos dos usuários e já está oficiando o Sindicato para que possíveis paralisações não ultrapassem 30℅ das linhas da operadora para minimizar os prejuízos aos usuários.

Segundo o motorista André Luis, “essa situação vem se arrastando por mais de um ano”. “A situação de muitos funcionários é crítica, […] e o que nós vemos hoje é uma empresa que não respeita a família. O que nós queremos é apenas que a empresa cumpra aquilo que é seu dever e o que a lei determina”, disse. Ainda em sua fala, afirmou que os funcionários estão decididos a permanecerem paralisados enquanto a situação não se normalizar.