Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Saúde

Fumo passivo pode envelhecer artérias das crianças em até três anos

asma - foto Getty Images

Crianças expostas diariamente à fumaça do cigarro têm chances 50% maiores de desenvolver alguma doença crônica

Crianças cujos pais fumam correm o risco de sofrer danos permanentes às suas artérias, alertam os pesquisadores da Universidade da Tasmânia, na Austrália. O estudo, publicado dia 05 de março no European Heart Journal, sugere que a exposição ao cigarro leva ao espessamento das paredes das artérias, ou seja, as crianças vão estar em maior risco de infarto e AVC na vida adulta.

O trabalho envolveu 2.401 crianças da Finlândia e 1.375 crianças na Austrália, com idades entre três e 18 anos. Os autores fizeram perguntas sobre os hábitos tabagistas dos pais, além de usar ultrassonografias para medir a espessura das paredes das artérias das crianças quando atingiram a idade adulta – 20 anos após o início da pesquisa. Esse é o primeiro estudo a acompanhar crianças até à vida adulta, a fim de examinar a associação entre a exposição ao tabagismo dos pais e aumento da espessura da camada íntima-média – medida das duas camadas mais internas da parede arterial – na idade adulta.

Os cientistas descobriram que a camada íntima-média da carótida na fase adulta foi 0,015 milímetro mais espessa naqueles que tinham os dois pais tabagistas do que naqueles cujos pais não fumaram. Eles estimaram que o fumo passivo em casa adiciona 3,3 anos para a idade de vasos sanguíneos conforme as crianças crescem.

Apesar de as diferenças na espessura das artérias serem modestas, é importante considerar que elas aparecem com a exposição a apenas um fator de risco – no caso, o fumo passivo. Isto é, crianças que sofrem esse risco na idade podem ter diversos outros fatores associados, como obesidade e pressão arterial elevada, que podem interferir ainda mais no risco.