Brasil

‘Fui espancado com um taco de beisebol’, diz jovem que acusa militares de tortura

Após passar 467 dias preso por um crime que não cometeu, o mototaxista, de 27 anos, deixou o Complexo Penitenciário de Gericinó no último sábado. Ele é um dos dez homens que denunciaram à Justiça terem sido torturados num quartel do Exército na Zona Oeste do Rio. As agressões aconteceram após o grupo ser detido por militares numa megaoperação no Complexo da Penha em 20 de agosto de 2018. No último dia 29, um ano e três meses depois, o mototaxista e outros dois presos foram absolvidos: segundo a sentença, as agressões foram atestadas por exames periciais e não ficaram comprovadas as acusações dos militares de que os detidos estavam com drogas. Quatro dias após ser solto, o jovem deu detalhes da sessão de tortura numa entrevista de duas horas ao EXTRA na praça de alimentação de um shopping na Zona Norte do Rio. Em meio a crises de tosse, que não pararam desde a temporada na prisão, ele afirmou que foi agredido com um taco de beisebol dentro de uma sala iluminada com luz vermelha no quartel, enquanto militares à paisana perguntavam onde havia fuzis escondidos na favela.

Como e por que você foi preso naquela madrugada?

Eu estava numa festa com amigos numa casa, depois fui para um pagode no Campo de Ordem. A operação começou e, como estava de moto, comecei a levar as pessoas em casa. Uma menina que morava longe me pediu para eu levá-la em casa e nós fomos. Ela morava próximo a uma área de mata. Quando cheguei lá, ela desceu da moto. Já estava voltando e bati de frente com o jipe do Exército. Nessa hora, como estava sem capacete, me escondi. Eles me viram, me abordaram e me levaram para o mato.

As agressões começaram já na favela?

Logo que me encontraram, colocaram um lacre de plástico nas minhas mãos e passaram a perguntar “cadê a pistola?”. Disse que não tinha pistola. Aí começou a sessão de tortura, com socos e chutes. Não sei quantos eram. Me colocaram deitado com a cara para o chão molhado, perto de uma caixa d’água. Tentei olhar para o alto e deram um tiro com bala de borracha na minha testa.

O jovem foi fotografado no diada audiência de custódia

Por que você foi acusado de estar com outros dois homens? Você já os conhecia?

Nunca tinha visto nenhum dos dois. Eles não moravam na favela, só estavam lá naquele momento. Cada um foi abordado num ponto diferente. Depois, eles dois foram levados para perto de mim.

E a droga que os militares disseram que estava com vocês? Como ela apareceu?

Um dos outros detidos estava com uma mochila. Os militares abriram e viram que só tinha roupas. Ele não morava na Penha e trouxe roupas para passar a noite na casa de um amigo. Ficaram dizendo que ele era traficante porque tinha roupa de marca. Um dos militares pegou a mochila e a vestiu. Ele nunca mais viu essa mochila. Outra, maior, que já estava com eles, foi colocada no lugar. Essa estava cheia de drogas e munição. Falaram que nós estávamos com ela. Não foi só a mochila dele que foi roubada: eu estava com um relógio, um cordão e um celular. Tudo foi roubado pelos militares.

O mototaxista foi atingido por dois tiros de bala de borracha

Você passou por um exame médico para detectar lesões no Exército. Como foi feito esse exame?

Sim, antes de ir para o quartel fui levado a um médico militar. Antes de eu entrar na sala do médico, um militar que participou da sessão de tortura me falou: “Diz que você bateu com a cara na pedra”. Estava com uma marca enorme na testa por causa do tiro de borracha. Quando entrei na sala para ser examinado, ele entrou comigo! Ficou o tempo todo ali, fardado, escutando tudo o que eu ia dizer. O médico perguntou se eu estava machucado quando fui preso. Disse que não. Mas não falei mais nada.

Quando vocês foram levados para a 1ª Divisão de Exército?

Só chegamos às 20h da noite, muito depois da prisão. Fomos levados, um por um, para sermos torturados. Eu fui o último. Me conduziram para uma sala no alto de uma rampa. Quando entrei, tinha uma luz vermelha ligada. Ali, tinham seis militares à paisana. Todos eram mais velhos, cabelo grisalho, tinha um já careca. Não eram os mesmos que me prenderam.

Você poderia detalhar como foi a sessão de tortura na sala?

Um ficava no computador, com um mapa da favela aberto. Fui colocado numa cadeira, algemado. Começaram perguntando onde o tráfico esconde os fuzis. Diziam que queriam me ajudar, que se eu apontasse podiam me ajudar. Cada vez que eu dizia que não sabia, me batiam. Na primeira pancada, no peito, já desmaiei e me deram água para acordar. Usavam um taco de beisebol, de madeira lisa, grossa e uma vara, mais fina. Dois me batiam, os outros faziam perguntas, me provocavam, diziam para baterem mais. Fiquei duas horas lá dentro.

Como foi o período na cadeia?

Passei quatro meses no presídio de Água Santa. Foi lá que tive tratamento médico. Foram os presos que me atenderam. Passaram pomada e fizeram curativo. Em Bangu, fiquei numa cela com 240 presos e só 75 camas. Em cada cama de solteiro dormiam dois espremidos e ainda tinha gente que dormia no chão. Tem que ter psicológico forte para aguentar. Se não souber levar, você fica doido.

Quais são seus planos para o futuro?

Nunca ia imaginar que ia ficar um ano preso. Aquela mochila não era minha. Achava que tudo ia se resolver rápido. Agora que eu saí, ainda estou desorientado, a ficha não caiu. Nem saí de casa direito. Mas vou voltar a trabalhar. Vou refazer habilitação, que venceu, e voltar a trabalhar na moto.

//extra