Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Bahia

Franceses apostam no potencial da Chapada Diamantina para uvas viníferas

Uma delegação composta por sete produtores franceses de vinho está na Bahia para conferir o potencial das uvas viníferas produzidas na Chapada Diamantina. Nesta sexta-feira (16), às 10h, em companhia do governador Jaques Wagner e do secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, a comitiva, liderada pelo presidente da Cave Cooperative des Riceys, Christian Jojot, estará em Morro do Chapéu (bairro Vale Ouro, no contorno de entrada da cidade) para a colheita de uvas da safra 2013 e degustação de vinhos da safra 2012.

A vinda dos franceses é mais um resultado das viagens internacionais feitas pelo governador Jaques Wagner que em 2009 esteve, com o secretário Eduardo Salles, na França, onde assinaram protocolo de intenções para desenvolver a cultura da uva na Chapada. Quarta-feira (14), Salles e a delegação francesa foram acompanhar a primeira colheita em Mucugê.

Em Morro do Chapéu, as primeiras variedades foram plantadas em 2011. São uvas Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, Petit Verdot, Tannat, Malbec, Merlot, Syrah, Sauvignon Blanc, Chardonnay e Muscat Petit Grain. As uvas serão levadas para a Vinícola do Grupo Miolo. 

“A Chapada Diamantina tem condições de cultivar qualquer fruta e verdura, as condições são muito boas, então por que não cultivar uvas para produzirmos um vinho característico desta região, com altíssima qualidade?”, arguiu Jojot, destacando que estes diferenciais atraem e despertam o desejo dos empresários investirem na Bahia.

Cultivo de tomates

Ainda em Morro do Chapéu, antes da colheita e degustação, o governador e o secretário da Agricultura inauguram, na Fazenda Jaboticaba (zona rural, a 9 quilômetros do centro do município), a unidade de cultivo protegido da empresa Ban Tomates.